Corredor Bioceânico: finalizando detalhes do campo de obras do Lote 2
Está em fase final a instalação do campo de obras do Lote 2 correspondente ao terceiro trecho do Corredor Bioceânico. O Consórcio Chaqueño del Norte, composto por LT SA, Construtora Heisecke SA e Benito Roggio e Hijos SA, é responsável pela melhoria e pavimentação da rota PY15 do km 156 ao km 215.
O complexo inclui infraestrutura para abrigar pessoal e proteger insumos, máquinas e equipamentos. Estas construções cumprem as orientações do Ministério das Obras Públicas e Comunicações (MOPC) relativamente à unidade industrial do acampamento, fábricas de asfalto, betão e solo, bem como dormitórios para os trabalhadores do Lote 2.
No local foram dispostas áreas comuns que incluem refeitórios, cozinha, depósito de materiais e ferramentas, instalações sanitárias, chuveiros, postos de fiscalização, áreas de lazer, sinalização e vedação perimetral.
As estradas de acesso serão condicionadas para facilitar o trânsito e reduzir as emissões de poeiras. Será implementada a sinalização pertinente, indicando a localização da oficina e os circuitos para veículos pesados.
Corredor Bioceânico
Esta rota estratégica, cujo primeiro trecho entre Carmelo Peralta e Loma Plata já está operacional, garantirá a circulação contínua, impulsionando o intercâmbio comercial regional e otimizando o fluxo de pessoas e mercadorias do Mato Grosso do Sul (Brasil) para o Paraguai, Argentina, além do norte do Chile e seus portos no Pacífico. Isto irá melhorar as ligações com as nações vizinhas aos portos de ambos os oceanos.
O MOPC supervisiona este segundo lote, que requer um investimento de G. 589.273.467.223. O financiamento vem do Banco de Desenvolvimento (Fonplata), entidade que também apoia os demais setores desta obra, divididos em quatro trechos de Mariscal Estigarribia a Pozo Hondo, em uma área de mais de 220 km em seu traçado principal.
Fonte: Mopc-PY