Coronavírus chegou em janeiro ao Brasil, informa o Ministério da Saúde

(foto: SEBASTIEN BOZON/AFP)

Diferentemente do que pensava o Ministério da Saúde, o primeiro caso de coronavírus do Brasil foi registrado em janeiro. De acordo com o secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Oliveira, a pasta constatou a informação a partir de uma investigação retrospectiva.

A princípio, o primeiro caso da Covid-19 no Brasil foi registrado em 26 de fevereiro. No entanto, com a investigação retrospectiva das ocorrências da síndrome respiratória aguda grave (SRAG), foi possível identificar um caso positivo ainda em janeiro.
“Havia circulação de casos no final de janeiro de 2020 no Brasil”, confirmou Oliveira. O caso, que agora está sendo mais investigado, seria importado, ou seja, de um paciente que contraiu o novo coronavírus fora do país.
O secretário de Vigilância em Saúde afirmou que isso ocorreu durante a investigação do zika vírus. “Isso aconteceu com o zika vírus. Inicialmente, achávamos que os primeiros casos eram de abril de 2015, mas, um ano depois, com investigação retrospectiva, verificamos que tinha caso desde abril de 2014”, relembrou.
O número de internações por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) cresceu 197% em relação ao mesmo período do ano passado. Das 23.999 hospitalizações por SRAG no Brasil em 2020, 1.587 são de pacientes com Covid-19.
Nas últimas 24 horas, 58 novas vítimas do novo coronavírus foram confirmadas no Brasil. Desde o primeiro óbito registrado no país, esta é a maior quantidade de mortes de um dia para o outro. Com isso, o Brasil totaliza 299 vidas perdidas por causa da doença.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.