C om destaque nos meios culturais nesta semana que se finda, o ator e diretor cinematográfico sul-mato-grossense, Davi Cardoso (foto), Rei da Pornochanchada, realizou seu sonho de reapresentar nos fins de semana as suas obras cinematográficas filmadas em várias regiões do Estado, com destaque para Campo Grande, região da Fronteira e Maracaju, sua terra natal.
O diretor cinematográfico, que foi ídolo nacional, conseguiu projetar além fronteira suas principais obras, contando para isso com o respaldo de autoridades governamentais. Davi Cardoso tem orgulho de ser filho desta terra em que nasceu e escolheu para viver bem vividos os anos que lhe restam de vida, que almejamos sejam repletos de paz e sucesso e, claro, que sejam muitos e muitos anos.
N ão posso deixar de registrar nosso sentimento de pesar pelo passamento do intelectual Francisco Leal de Queiroz, homem íntegro e que contou uma vasta folha de serviços prestados ao Mato Grosso indiviso e depois ao nosso Mato Grosso do Sul. Leal de Queiroz prestou serviços ao também já saudoso governador Pedro Pedrossian com competência e denodo. Os meios culturais, por sua vez, registram o falecimento de Leal de Queiroz como uma triste baixa em seus quadros literários, políticos e sociais. Com a partida do ilustre homem público, amigo e companheiro leal, Madalena Greco, Heron e Seu Agostinho, intelectuais do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul, recordaram com saudade as boas palestras do falecido.
J á o saudoso poeta Júlio Guimarães há poucos dias teve um tributo do colega José Vieira Pontes, da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, exaltando os dotes do baiano como bom amante da música e literatura e destacou sua antologia poética em prosa. Assim conjumina mesmo!
U ma iniciativa louvável da Fundação de Cultura foi a decisão de abrir as portas das bibliotecas públicas para as crianças durante o período de férias escolares. Serão beneficiadas com a medidas crianças com idade entre oito e 12 anos. O objetivo do projeto é manter a integração social no mundo das crianças. Parabéns! Povo sem cultura é nação cega!
M uito festejado e badalado entre parentes foi o aniversário de Flávio Buainain, membro do clã de renome em Mato Grosso do Sul. Parabéns!
I nexplicavelmente não sabemos onde os políticos que receberam vultosas verbas do Fundão Eleitoral estão gastando ou vão colocar tanto dinheiro ou se vai ficar como sempre com a peneirinha uma vez que shows, camisetas, brindes e outras promoções estão proibidos. Tem gente esperta aí ficando com o bolão eleitoral.
N ão andam conjuminando as futricas e fofocas envolvendo os nomes das famílias dos candidatos, especialmente as farpas trocadas entre as “candidatas” a futura primeira-dama do país envolvendo determinados assessores de boca suja.
A propósito, não queremos entrar no mérito da denúncia ou da questão levantada quanto a Marquinhos Trad (PSD) ser ou não ser o “terror das desprotegidas”. Mas, entendemos que como candidato a governador ele deve dar exemplo e atender os mandados da Justiça e não ficar fugindo, pois essa atitude só o prejudica. Afinal, já diz há milênios a sabedoria popular que “quem não deve, não teme e nem treme”.
N a última terça-feira um grupo de jovens pré-universitários e aspirante à cultura elevada e valorizada esteve reunido com o candidato a deputado estadual Marcelo Salomão (PSDB), oportunidade em que os seus integrantes ouviram uma palestra do educador, jurista e candidato sobre cultura e educação. Os participantes falaram a Conjuminando que vão apoiar Marcelo porque conheceram e confiaram em suas metas políticas.
D e surpresa o candidato a vice-presidente General Braga Neto, da chapa para a reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL), esteve em Campo Grande e mostrou-se feliz com a receptividade. Ele já morou na nossa Cidade Morena e foi comandante do Comando Militar do Oeste.
O s empresários do Mercadão vibraram com a visita do candidato Braga Neto que estava acompanhado dos também candidatos, a governador, Eduardo Riedel (PSDB) e, a senadora, Tereza Cristina (PP). Serginho, nosso amigo da Tabacaria do Mercadão, gostou muito da visita.