Conheça a história da Guarânia
Lindíssima ÍNDIA
Guarânia é a música que conta a história do povo paraguaio.
Guarânia é um gênero musical paraguaio, criado por José Asunción Flores, quando realizava experimentações para um arranjo da polca Ma’erápa Reikuaase. Consiste no uso de ritmos e melodias lentas em tons melancólicos. Tem como objetivo, expressar por meio da música o sentimento do povo paraguaio.
As canções deste gênero são tão apreciadas pelas classes mais populares, que são reconhecidas como parte do folclore musical paraguaio.
Acredita-se que o ritmo da Guarânia chegou ao Brasil, por influência dos próprios paraguaios, durante o período conhecido como Ciclo da Erva Mate, período quando o Paraguai (principal produtor), proibiu a exportação do produto para fora do país e o Brasil viu a oportunidade de cultivar a erva e exportar para países vizinhos.
Neste período, muitos paraguaios se estabeleceram na região de Mato Grosso do Sul em busca de trabalho, devido à proximidade com a fronteira dos dois países.
A Guarânia tornou-se parte da música brasileira, graças ao trabalho de pesquisa realizado pelos compositores Raul Torres, Ariovaldo Pires, Mario Zan e Nhô Pai, que faziam sucessivas viagens ao Paraguai e simpatizavam com o gênero musical.