Com vaga na 1ª divisão, futsal e basquete feminino de MS figuram entre os melhores do país

O futsal e o basquetebol feminino de Mato Grosso do Sul, representados respectivamente pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e Unigran, estão na primeira divisão dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). Com isso, as instituições figuram entre as oito melhores do país nas modalidades e colocam o estado na diretamente na divisão de topo no ano que vem. As equipes asseguraram vaga à elite após bom desempenho na fase de grupos (classificatória) da edição 2021 do maior evento esportivo universitário da América Latina, sediada em Brasília (DF).

A delegação sul-mato-grossense, com participação em 13 modalidades nos JUBs e coordenada pela Federação Universitária de Esportes de Mato Grosso do Sul (FUEMS), conta com apoio do Governo do Estado, por intermédio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte). A competição na capital federal é organizada pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU).

As meninas do futsal da UCDB finalizaram a etapa classificatória dos JUBs Brasília 2021 com um empate e duas vitórias. O último triunfo veio nesta quinta-feira (14) diante da UniAteneu (CE), por 4 a 0. O time salesiano foi às redes com Thaynara Recaldes (2x), Amanda Santana e Kamila Lobo. Com o desempenho (sete pontos), a UCDB terminou na liderança do grupo D, avançando às quartas de final, além de garantir vaga direta à primeira divisão.

Agora, a equipe comandada pelo técnico Luiz Fernando Borges Daniel, o “Nando”, vai brigar pelo título na capital federal. Nesta sexta-feira (16), a universidade sul-mato-grossense encara a Multivix (ES), às 8 horas (horário de MS), confronto válido pelas quartas de final.

Classificação do grupo

Classificação geral da primeira fase, considerando-se todos os cinco grupos

Já o basquete feminino, com as cores da Unigran, fechou a primeira fase com duas vitórias e uma derrota. O único revés aconteceu nesta quinta-feira (14) contra a Unifor (CE), que bateu as sul-mato-grossenses por 82 a 31.

MS disputará diretamente a primeira divisão no basquete feminino em 2022

A instituição de Mato Grosso do Sul ficou na segunda posição do grupo B e na sexta geral na junção dos grupos, com cinco pontos ganhos. Nas quartas, a bola laranja subirá na quadra para o confronto entre Unigran e Unisociesc (SC), às 10 horas (de MS), nesta sexta-feira (15).

Classificação do grupo

Classificação geral da primeira fase, considerando-se todos os quatro grupos

Demais coletivas

O basquete e o futsal masculino (Unigran), e o voleibol feminino (UCDB) foram alocados na segunda divisão. Na terceira estão o handebol e o vôlei masculino (Unigran Capital). As equipes de todas as modalidades e seus gêneros também entrarão em ação nesta sexta-feira (15), pelas quartas de final. Vale o título de suas respectivas divisões. Segundo a CBDU, serão nove medalhas por modalidade. O primeiro, segundo e terceiro de cada divisão receberão medalhas, tanto no masculino quanto no feminino.

Confira abaixo como foi o desempenho de cada modalidade e os confrontos de cada uma nas quartas:

Basquetebol masculino (Unigran): 2ª divisão

Jogo 1: Uninassau (PB) 97 x 61 Unigran (MS)

Jogo 2: Unigran (MS) 66 x 80 Unievangélica (GO)

Jogo 3: UFMA (MA) 51 x 79 Unigran (MS)

O basquete masculino terminou em terceiro do grupo C (quatro pontos) e na 12ª colocação somadas todas as chaves, desempenho que o colocou na segunda divisão.

Quartas de final – 15/10, às 14h (de MS):  Unigran (MS) x UMJ (AL)

Futsal masculino (Unigran): 2ª divisão

Jogo 1: Uninassau (PB) 3 x 5 Unigran (MS)

Jogo 2: Unigran (MS) 2 x 4 Iesb (DF)

Jogo 3: Unigran (MS) 4 x 3 UMJ (AL)

A Unigran terminou na segunda colocação do grupo D (seis pontos) e em nono lugar no geral, sendo designado à segunda divisão.

Quartas de final – 15/10, às 11h30 (de MS): UniAteneu (CE) x Unigran (MS)

Handebol masculino (Unigran Capital): 3ª divisão

Jogo 1: Unigran Capital (MS) 17 x 28 UFBA (BA)

Jogo 2: Univali (SC) 50 x 13 Unigran Capital (MS)

A Unigran Capital finalizou a primeira fase em terceiro e último do grupo B (nenhum ponto), e em 17º lugar geral, indo à terceira divisão. Por ter ficado em grupo com três integrantes na primeira fase, a equipe garantiu vaga à semifinal.

2ª rodada eliminatória (semifinal) – 15/10: Unigran Capital (MS) x Vencedor de Fateb (PR) x Ufes (ES)

Voleibol feminino (UCDB): 2ª divisão

Jogo 1: UCDB (MS) 3 x 2 Unopar (RR) – 25×19, 23×25, 15×25, 25×18 e 15×9

Jogo 2: Unifap (AP) 0 x 3 UCDB (MS) – 8×25, 11×25 e 8×25

Jogo 3: Upis (DF) 3 x 0 UCDB (MS) – 25×23, 25×13 e 25×14

O voleibol feminino está na segunda divisão, após encerrar na segunda posição do grupo E (cinco pontos) e em nono na classificação geral.

Quartas de final – 15/10, às 12h (de MS): UCDB (MS) x UFMA (MA)

Voleibol masculino (Unigran Capital): 3ª divisão

Jogo 1: Unigran Capital (MS) 0 x 3 UniRV (GO) – 20×25, 18×25 e 20×25

Jogo 2: Unigran Capital (MS) 0 x 3 Uninassau (AL) – 21×25, 24×26 e 21×25

Jogo 3: Unoesc (SC) 3 x 0 Unigran Capital (MS) – 25×14, 25×20 e 25×10

A Unigran Capital esteve no grupo A e terminou a primeira fase em quarto e último lugar (nenhum ponto), além da 21ª posição no geral, e disputará a terceira divisão.

Quartas de final – 15/10, às 16h (de MS): UFBA (BA) x Unigran Capital (MS)

Com assessoria

esportems

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *