“Carona amiga” aumentou em cerca de 20% doações de sangue e vale até terça-feira
Prestes a ser encerrada – vai até 30 de junho – a parceria entre a SES (Secretaria de Estado de Saúde) e o aplicativo de transportes Uber aumentou em pelo menos 20% a taxa de doações de sangue no Hemosul (Hemocentro Coordenador de Mato Grosso do Sul). Somente neste sábado, movimento no local era de 55 pessoas pela manhã, alto para o período, principalmente devido a chuva.
Sem apresentar dados absolutos, a enfermeira Danielle Titico informou que a parceria ajudou a aumentar o estoque de sangue, que estava preocupante. “Recebemos também bastante ligações de pessoas querendo saber como funciona a ‘carona amiga’”, disse.
Estudante de Engenharia de Software, Kléber Meira Lima, de 22 anos, foi até o Hemosul pelo aplicativo e não pagou a corrida. Ele mora na Vila Carlota e o hemocentro fica na avenida Fernando Corrêa da Costa.
Ele soube da parceria em um projeto que participa, o Banho do Bem, e como já é doador frequente, resolveu usar o benefício e ir até lá de graça. “Doo sempre que posso, pelo menos duas vezes no ano. Eu já tenho esse costume”, disse, lembrando que ele e outras 15 pessoas do projeto foram fazer o mesmo.
Jorge Luiz Peron, 26 anos, também é estudante e estava esta manhã no Hemosul pra doar sangue. Ele foi de Uber, mas pagou a corrida porque não conseguiu usar o código promocional. Orientado por Kléber, iria usar o benefício na volta pra casa.
“Moro no Jardim dos Estados e tentei usar, mas por algum motivo não deu certo. Mas vim mesmo assim porque acredito que muitas pessoas precisam de sangue e se eu puder ajudar, vou ajudar”, afirmou.
Conforme a enfermeira do Hemosul, a doação de todos os tipos sanguíneos são bem-vindos, mas os mais necessários são O positivo e negativos, que estão com estoque menor, porque são os mais utilizados. Neste sábado, o Hemosul funciona até às 17 horas.
Serviço – Para solicitar as viagens com valores de até R$ 30 para cada trecho (ida e volta), o doador precisa adicionar o código promocional (10MMUBERHEMOSUL) na opção de pagamento, antes de solicitar o veículo, e ter como origem ou destino o Hemosul Coordenador, na Avenida Fernando Correa da Costa, 1.304, Centro.
Para doar, é preciso ter em mãos documento oficial com foto, estar bem alimentado e bem de saúde, ter mais de 55 quilos, e ter idade entre 16 e 69 anos. Doadores que tenham entre 16 e 17 anos, precisam estar acompanhados do responsável legal.