“Campão Cultural” oferece oficinas de gastronomia regional com chefs renomados no “Sabores do Cerrado”

O “Campão Cultural – I Festival de Arte, Diversidade e Cidadania” vai dar destaque para a gastronomia sul-mato-grossense. A programação do evento, que acontece entre 22 de novembro e 05 de dezembro, na Capital de MS, conta com o “Sabores do Cerrado”, uma ação especial do festival que vai oferecer oficinas com chefs importantes de Mato Grosso do Sul no Clube Gourmet, localizado no Shopping Campo Grande. As oficinas acontecem de 22/11 a 24/11 e de 29/11 a 01/12, sempre às 18h, e são todas gratuitas.

O “Sabores do Cerrado” terá a presença dos chefs Dedê Cesco, Lucas Caslu, Marlon Libório, Adriano Gomes, Beto Morais e Edu Rejala. Todas as receitas ensinadas contarão com ingredientes conhecidos do sul-mato-grossenses, como a castanha de baru, erva-mate e os peixes tilápia e pacu, além de chocolate e kombucha, todos produzidos no próprio Mato Grosso do Sul. “Embora o ato alimentar-se ser um ato muito mais nutricional, o comer é um ato cultural, pois constitui atitudes ligadas aos usos, costumes, fazeres, saberes e situações. A memória afetiva que circula a gastronomia é percebido como um fato social no Patrimônio Cultural”, afirma Caciano Lima, gerente de patrimônio da FCMS.

O público irá aprender nas oficinas a usar a criatividade na cozinha, sempre com o enfoque regional, para criar pratos autorais ou releituras de receitas que levem os itens clássicos da gastronomia sul-mato-grossense, como mandioca, carne seca, urucum, carne bovina, porco, peixes da região, queijos, guavira, bocaiuva, baru, abóbora, milhos e erva de tereré. O evento vai contar também com a parceria com produtores de MS, que também estarão nas preparações, como os chocolates Angí, o pesto de manjericão da Teçá, farinhas de bocaiuva e jatobá.

“O objetivo é apresentar a população nossos pratos com sabores da nossa terra e fomentar nosso patrimônio imaterial. O ‘Sabores do Cerrado’ é uma ação educativa que visa difundir o conhecimento da gastronomia em conjunto com a comunidade, sua valorização e preservação por meio dos saberes, fazeres e sabores da cultura sul mato-grossense”, ressalta Marcia Marinho, produtora do projeto parceiro do festival.

De olho na programação

As oficinas começam já no dia 22/11 (segunda) com o chef Lucas Caslu trazendo os pratos Ceviche do Bem, Pacu-baru e Pannacotó. No dia 23/11 (terça), o chef Marlon Libório, de Dourados, ensinará as receitas Cosmopolitan de Kombucha, Vori Voria com erva-mate e Creme brullé de baru. Já em 24/11 (quarta), a chef Dedê Cesco vem com um menu em homenagem à sua mãe, a Vó Quinota, nos fogões do Clube Gourmet. Ela vai preparar Antepasto de Abobrinha com Pesto de Baru, Mojica de Pintado e Brownie de chocolate Angí com Sorvete de Baunilha da Vó Quinota e Calda de Morango.

Na segunda semana de oficinas, teremos o chef Beto Morais no dia 29/11 (segunda), que promete levar à uma viagem ao Pantanal com os pratos Canapé Pantaneiro, Ancho Bovino com Melado de Cana e Arroz de Banana da Terra e de sobremesa Muçarela de Búfala recheada com doce de leite e morangos. No dia seguinte, 30/11 (terça), o chef Edu Rejala apresenta o menu Parceiros do Cerrado com as receitas de Kombucha com Espuma de Guariva, Ceviche de Pacu com pesto rústico de Baru e Brownie com chocolate Angi e mix de castanhas. Para finalizar o “momento gastronômico” do festival, o chef Adriano Gomes, em 01/12 (quarta), apresentará as receitas de Licor de Jabuticaba kadiwéu, Paella pantaneira e Panna Cotta de Bocaiuva com Coulis de Frutas do Cerrado.

O “Campão Cultural” é uma realização do Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Cidadania e Cultura de MS (SECIC) e Fundação de Cultura de MS (FCMS), com co-realização da Prefeitura de Campo Grande, através da Secretaria de Municipal de Cultura e Turismo (SECTUR).
SERVIÇO
CAMPÃO CULTURAL – Gastronomia
Oficinas
22/11, 23/11 e 24/11
29/11, 30/11 e 01/12
18h
Clube Gourmet
2º Piso – Shopping Campo Grande
Entrada gratuita

INFORMAÇÕES
@festivalcampaocultural
festivalcampaocultural.ms.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *