Caminhoneiro morto pela covid estava prestes a sair do respirador
Funcionários da Santa Casa, em Corumbá durante treinamento (Foto: Divulgação/ Prefeitura)
O caminhoneiro de 53 anos, vítima da covid-19 na Santa Casa de Corumbá, chegou a apresentar melhora no quadro de saúde antes de morrer. O médico fazia planos de remover o tubo por onde o paciente respirava nesta sexta-feira (12), mas não deu tempo.
Conforme Manoel João da Costa Oliveira, que é médico e diretor técnico da Santa Casa, o paciente deu entrada 9 dias depois dos primeiros sintomas da covid-19. “80% do pulmão dele estava comprometido”, lembra.
Segundo o médico, o caminhoneiro era hipertenso e tinha diabetes severa. Quando foi internado, apresentava um quadro de febre alta e diarreia. Ele ainda teve uma pneumonia em consequência da covid-19.
“Foram 13 dias de internação, com ventilação mecânica e ontem foi o melhor dia dele. Ele estava muito bem e eu animado. Planejava tirar todos os tubos hoje quando eu chegasse , mas na madrugada recebi essa notícia”, lamentou o médico. O caminhoneiro infartou e morreu às 3h.
Independente da questão cardíaca, Oliveira explica que a morte é resultado do coronavírus, porque a doença compromete todo o sistema imunológico da pessoa, ocasionando ou agravando outras doenças.
Ainda segundo o médico, há outros cinco pacientes internados com a doença na Santa Casa do município . Deste total, dois em estado grave e outros três se preparando para receber alta.
Ele lamenta o fato de a cidade ainda descuidar do isolamento social, a principal medida recomendada até agora pela Organização Mundial de Saúde, para evitar a propagação da doença. “Estamos tensos. É um momento muito difícil para todo mundo”, declarou, citando os profissionais que atuam na linha de frente no combate à doença.
Negativos – A assessoria da Secretaria Municipal de Saúde informou que o caminhoneiro chegou na cidade com sintomas da doença depois de passar por São Paulo e Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia.
Eles disseram que os parentes do paciente também passaram por testes para detecção da covid-19 e os resultados deram negativo. Não há informações sobre a quantidade de familiares e nem se o isolamento deles já chegou ao fim. – CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS