Brasil tem ao menos 29 candidatos que disputaram todas as eleições desde 2000

Levantamento do Poder360 com mais de 2 milhões de CPFs mostra que 29 dos atuais candidatos nas eleições de 2020 concorreram em todas as disputas eleitorais brasileiras desde 2000. São 11 pleitos consecutivos. A cada 2 anos, essas pessoas se inscrevem no sistema do TSE e tentam conquistar uma vaga, nas disputas municipais ou gerais.

Para o cientista político e professor da FGV (Fundação Getúlio Vargas) Sérgio Praça, essas pessoas podem ser rotuladas como candidatos profissionais.

Entre os 29 candidatos, 17 conquistaram pelo menos uma vez o cargo pelo qual concorriam. Outros 11 ficaram de suplentes. Apenas 1 nunca foi eleito: o presidente do PRTB, Levy Fidelix

candidato partido cargo cidade UF
Angelo Domingos Nucci PTB Vereador Salto SP
Antenor Gomes de Lima PT Prefeito Guarapuava PR
Antonio dos Reis Gonçalves Lerin PDT Prefeito Uberaba MG
Aparecido Voltolini DEM Vereador Timbó SC
Armindo Albino Munhoz Avante Vereador São Paulo SP
Carlos Jesus Ontiveros Guardia PDT Vereador Japeri RJ
Daniel Caldeira Mateus PTC Vereador São José Do Rio Preto SP
Edson Vieira da Silva Republicanos Vereador Goiânia GO
Elias Vaz de Andrade PSB Prefeito Goiânia GO
Eliseu Gabriel de Pieri PSB Vereador São Paulo SP
Emídio Antônio de Souza PSL Vereador Cuiabá MT
Haroldo Dartagnan de Carvalho PC do B Vereador Belo Horizonte MG
Joaquim Jose Saraiva da Penha Patriota Vereador Teresina PI
Jose da Silva Fernandes Filho DEM Vereador Cabo Frio RJ
Jose dos Santos Conceicao PV Vereador São Luís MA
Jose Levy Fidelix da Cruz PRTB Prefeito São Paulo SP
Jose Raimundo Sampaio Oliveira MDB Prefeito Itaberaba BA
Lavoisier Ferrer Lima PDT Vereador Fortaleza CE
Marcelo de Moura Bluma PV Prefeito Campo Grande MS
Marco Aurelio de Souza Barreto PT Vereador Itaguaí RJ
Nelson Raimundo de Oliveira Azedo PRTB Vereador Manaus AM
Neuza de Oliveira PSDB Prefeito Vitória ES
Odiosvaldo Bomfim Vigas PDT Vereador Salvador BA
Paulo Eduardo Gomes Psol Vereador Niterói RJ
Paulo Salamuni PV Vereador Curitiba PR
Pedro Firmino de Andrade PSDB Vereador Aracaju SE
Tarcizo Sampaio Freire PP Prefeito Arapiraca AL
Telma Sandra Augusto de Souza PT Vereadora Santos SP
Valdenilson Severino da Silva PSB Vereador Almino Afonso RN
fonte: TSE (Tribunal Superior Eleitoral)

O vereador de Niterói (RJ) Paulo Eduardo Gomes (Psol) diz que nunca se imaginou como político ou fazer disso uma profissão. Mesmo assim, esta é a 15ª eleição que disputa.

O vereador tem se candidatado consecutivamente desde 1994. Ele diz ser militante político. Afirma que se candidata para cumprir o papel partidário. “Vocês devem achar que eu sou 1 louco”, afirmou sobre a quantidade de pleitos que já concorreu. “Eu fui obrigado pelas circunstâncias a ser candidato”, lembra.

Neste ano, ele concorre novamente a uma cadeira na Câmara Municipal de Niterói, onde ocupa o cargo de vereador desde 2012. Paulo Eduardo já se elegeu 4 vezes –todas como vereador. Nunca conquistou uma vaga no Legislativo nacional, a qual afirmou que teria mais perfil. Ele é engenheiro e foi trabalhador da Embratel.“Interromper uma carreira de engenheiro só me trouxe prejuízo material”, declara. “Eu não sou alguém que quer ser vereador para ganhar dinheiro”.

A nova regra eleitoral que pôs fim às coligações proporcionais é 1 exemplo de situação que fez os partidos recorrerem aos seus filiados em busca de candidaturas. A regulamentação resultou em 1 aumento de 8,75% no número de candidaturas para as eleições municipais de 2020. A resolução determina que candidatos a vereadores só podem participar do pleito em chapa única, sem o apoio de outras siglas. Isso forçou as legendas a lançar mais candidaturas.

Paulo Eduardo diz que as disputas eleitorais seguidas podem passar a sensação de que ele não tem nada para fazer. Contudo, afirmou que a vida política nem sempre é positiva. Menciona a distância dos netos como 1 exemplo.

Para a candidata do PSDB à Prefeitura de Vitória (ES), Neuzinha de Oliveira, disputar várias eleições seguidas é algo normal e uma oportunidade de entender como funcionam os diferentes pleitos. “Você não pode participar só porque você acha que vai ganhar”, disse. Ela também diz que se candidatar é uma forma de se aproximar das executivas dos partidos.

O pleito deste ano é o 11º consecutivo que Neuzinha disputa. Ela está no 5º mandato seguido de vereadora. Ganhou todas as eleições municipais que disputou, sempre como vereadora. Mesmo assim, não deixou de se candidatar para eleições gerais.

Eu nunca interrompi 1 mandato, todos os mandatos de vereadora eu cumpri”, afirmou a atual candidata a prefeita. Ela já concorreu 4 vezes à vaga de candidata estadual e uma vez a deputada federal. “É lógico que se eu ganhasse para deputada naquele momento depois de 4 mandatos de vereadora, seria natural eu assumir como deputada”, disse.

METODOLOGIA

Poder360 cruzou os números de CPF dos 549 mil candidatos atuais com todos os que participaram de eleições municipais e gerais desde 2000. Os registros atuais de candidatura do TSE ainda passam por atualização e podem aumentar nos próximos dias.

fonte:Poder360

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.