Bioceânica muda e obra da BR-267 avança com terceira pista

A primeira fase do serviço prevê acostamento de 2,5 metros, 15 quilômetros de terceira pista nos pontos da serra, nova tubulação e melhoria nas intersecções

Tratores estão atuando nas intervenções para novo acostamento na rodovia, recursos são do PAC
Tratores estão atuando nas intervenções para novo acostamento na rodovia, recursos são do PAC – Foto: Silvio de Andrade / Correio do Estado

O cenário de transformação da região Sudoeste, a partir de Jardim (224 km de Campo Grande), se evidencia ao longo da rodovia BR-267, que cruza Mato Grosso do Sul a partir de Bataguassu, na divisa com São Paulo, e chega à Porto Murtinho, na fronteira com o Paraguai.

As lavouras de soja e milho se expandem, substituindo as fazendas de gado, e a intensa movimentação de homens e máquinas na restauração da rodovia já refletem o impacto da futura Rota Bioceânica.

A redução do custo de transporte no escoamento de grãos pela Hidrovia do Rio Paraguai, a partir do terminal da FV Cereais, em Porto Murtinho, acelerou a abertura da fronteira agrícola numa região secularmente dominada pelo boi.

As plantações e os empreendimentos de silagem já chegam à a morraria que divide Cerrado e o Pantanal. Grandes fazendas de pecuária e pequenos sítios, no entanto, ainda resistem aos novos rumos econômicos.

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