Beneficiados reclamam que não conseguem acessar Auxílio Emergencial

A Caixa Econômica Federal abriu 21 agências no Mato Grosso do Sul, neste sábado (25), somente para atendimentos essenciais. Em Campo Grande as agências do Centro apresentaram baixo fluxo de pessoas, sem as rotineiras filas na entrada. A dificuldade em sacar o auxílio emergencial foi a principal reclamação das pessoas que foram até o banco.

O gerente da agência localizada na Rua 13 de Maio, Marcelo Miyasato, explicou que devido ao grande acesso ao aplicativo “Caixa Tem”, o sistema apresentou problemas. Contudo, os funcionários de agências locais não possuem ferramentas nem orientações necessárias para resolver problemas no aplicativo. “O pessoal vem aqui achando que a gente consegue resolver, mas infelizmente ainda não. A orientação por enquanto é só aguardar”, lamentou o gerente.

A vendedora ambulante, Maria Sueleni disse que tentou diversas vezes sacar o dinheiro e não conseguiu, segundo ela o aplicativo não funciona. Ela possui o Cadastro Único desde novembro do ano passado. “Meu filho está tentando mexer no aplicativo e não está entrando. Não cai na minha conta, tenho muita conta para pagar e não cai o dinheiro”.

De acordo com orientações sobre o aplicativo no site da Caixa, usuários que conseguirem o auxílio recebem crédito e podem, pelo aplicativo, realizar pagamento de boletos e contas de água, luz, telefone, além de realizar transferências para outros bancos. Não é possível realizar saques em espécie nas agências, a Caixa escalonou o calendário de saque para evitar aglomerações. Confira as datas:

• 27 de abril – nascidos em janeiro e fevereiro

• 28 de abril – nascidos em março e abril

• 29 de abril – nascidos em maio e junho

• 30 de abril – nascidos julho e agosto

• 04 de maio – nascidos em setembro e outubro

• 05 de maio – nascidos em novembro e dezembro

As agências abriram hoje somente para atendimentos de serviços essenciais, como a realização de saques sem cartão e senha dos seguintes benefícios: Instituto Nacional do Seguro Social (INSS); seguro-desemprego/defeso; Bolsa Família e outros benefícios sociais; pagamento de abono salarial e Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS); saque de conta-salário; e desbloqueio de cartão e senha de contas.

Houve pouco fluxo de pessoas nos caixas eletrônicos e nas áreas de atendimento, funcionários utilizaram máscaras, mas a maioria dos usuários no local estavam sem o equipamento de biossegurança.

(Correio do Estado)

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