Barcelona x Real Madrid poderá ter 1º goleiro brasileiro: ‘É muita pancada nas costas para chegar onde chegamos’
Caso jogue contra o Real Madrid por LaLiga, Neto entrará para a história como o primeiro goleiro brasileiro a ter disputado “El Clásico”. Aos 31 anos, o substituto de Ter Stegen, que se recupera de uma lesão, tem uma década de futebol europeu e passagens por grandes clubes.
A ESPN Brasil e o ESPN App transmitem Barcelona x Real Madrid, ao vivo, a partir das 11h (horário de Brasília) do próximo sábado (24 de outubro), e o ESPN.com.br acompanha o El Clásico em tempo real, com VÍDEOS de lances e gols.
“O tempo passa muito rápido, fecho os olhos e parece que foi ontem. Foi uma caminhada difícil e de bastante luta. Não é fácil se adaptar a outros países. Aprendi muito e tive experiências que me fizeram amadurecer”, disse, ao ESPN.com.br.
Revelado no Athletico-PR, o brasileiro teve passagens por Fiorentina, Juventus e Valencia antes de chegar ao Camp Nou na temporada passada – em uma troca do Barcelona por Jasper Cillensen.
O primeiro ano do brasileiro na Catalunha, porém, não foi da forma como ele esperava.
“Estava super bem na pré-temporada e sofri uma lesão em um momento que nunca tinha acontecido. Comecei atrás de todo mundo e foi difícil. Tive que superar essas adversidades”, explicou.
Além da falta de títulos no Barça e dos problemas físicos, o arqueiro viu a temporada ser suspensa por vários meses por causa da pandemia de COVID-19.
“Aprendi a ter paciência. Foi um ano bastante complicado. Foram imprevistos que não estava preparado. Você precisa se preparar para qualquer coisa que possa surgir”, contou.
Neto garante que não se abalou ao ver seu nome ser especulado na imprensa para uma possível saída do Camp Nou. Ele espera aproveitar as chances da melhor forma possível.
“Me sinto muito bem. É um momento que sempre queria e vinha buscando. É difícil para um jogador não estar em ritmo de jogo, eu sentia falta. Muda completamente quando você está sempre jogando. Te deixa com o ritmo e a confiança para seguir”.
Neto teve tempo para se preparar para o desafio. Ele soube ainda na pré-temporada que começaria os primeiros jogos como titular, já que Ter Stegen passou por uma cirurgia e só deverá voltar no começo de novembro.
“Precisamos estar bem em tantos aspectos, mas com 31 anos já vi muitas coisas e tive muitas experiências. Penso muito mais antes de tomar uma decisão, mas preciso estar concentrado porque a qualquer momento podem surgir as oportunidades. Tento fazer as coisas da forma mais simples possível. Não podemos encher a cabeça de coisas para não perdermos o foco”.
Olhando para trás, Neto acredita que jamais imaginaria que um dia seria goleiro do Barcelona e teria a chance de jogar um dos maiores clássicos do futebol mundial.
“A gente sonha, mas nunca se imagina. Eu nunca imaginaria que estaria nesse momento onde estou e o que vivi. É um filme que passa das experiências de vida e de aprendizagem. É muita pancada nas costas para chegar aonde chegamos (risos). Em toda profissão existe sacrifícios para chegar ao nível máximo, mas existe muito prazer nesse percurso”, contou.
O primeiro goleiro brasileiro do Barça foi Jaguaré (ex-Vasco), que jogou apenas amistosos no começo da década de 30.
Fonte: ESPN