Assinado Acordo de Cooperação Técnica
Parceria inovadora entre ICMBio, COOPPSAF e OREASOC Agriculture Inc. impulsiona a maior iniciativa de reflorestamento e conservação do Brasil
O Brasil, lar de mais de 20% das espécies conhecidas no mundo, é considerado hotspot para a biodiversidade global. No entanto, enfrenta uma ameaça crescente devido ao desmatamento e à expansão de atividades que ameaçam seus ecossistemas únicos. Nesse contexto, os biomas Amazônia e Mata Atlântica, conhecidos como as “reservas hídricas do Brasil”, desempenham um papel fundamental como fonte das maiores bacias hidrográficas e aquíferos do país, sustentando ecossistemas críticos para a vida e a biodiversidade.
No dia 13 de novembro de 2024, na sede do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) em Brasília, foi assinado um Memorando de Entendimento (MOU) entre o ICMBio, a Cooperativa de Produção e Serviços da Agricultura Familiar (COOPPSAF) e a OREASOC Agriculture Inc., subsidiária da holding Oreasoc. Essa parceria pioneira marca o início de um projeto de grande escala para o reflorestamento, restauração e conservação dos ecossistemas brasileiros, uma colaboração que se propõe a ser uma das mais ambiciosas do mundo em termos de escopo e propósito, alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas e às metas de descarbonização e mitigação das mudanças climáticas.
As equipes envolvidas no projeto, com destacada formação acadêmica e profissional, acumulam experiência anterior em diversos projetos de conservação de recursos naturais, desenvolvimento territorial, mobilização, articulação e geração de renda para os “Povos da Floresta” – indígenas e quilombolas, e são reconhecidas por suas intensas pesquisas no cenário nacional e internacional.
Por meio de sistemas de produção de baixo carbono, protege o meio ambiente e gera oportunidades para que as comunidades prosperem em harmonia com o meio ambiente, em linha com a estratégia Net Zero 2050.
Além das ações em campo, a iniciativa busca promover estratégias políticas e produtivas que fortaleçam o combate ao desmatamento. Por meio de advocacy político junto ao governo federal e às entidades subnacionais, busca-se identificar e priorizar os casos mais críticos para o combate ao desmatamento e às violações de direitos humanos. Esse projeto também tem como foco trabalhar pela inclusão da preservação das florestas no âmbito da legislação internacional contra o desmatamento, defendendo os direitos dos povos e comunidades tradicionais.
Com essa aliança, o ICMBio, a COOPPSAF e a OREASOC Agriculture Inc. reafirmam seu compromisso com a preservação da “Floresta em Pé” e com o desenvolvimento de modelos sustentáveis que equilibrem a proteção ambiental e o bem-estar das populações locais. Esse esforço conjunto visa proteger a biodiversidade do Brasil e ter um impacto duradouro na vida daqueles que dependem dela, promovendo um futuro em harmonia com o ambiente natural.
Da assinatura do acordo participaram várias instituições Cooperativa de Produção e Serviços da Agricultura Familiar (Caracol ) ABRAISCE Associação Brasileira do Agronegócios comércio e indústria de MS, OREASOC Agriculture com sede em Miami (Florida), Instituto Chico Mendes (Brasília).
Esse acordo irá restaurar o reflorestamento do meio ambiente natural das 27 unidades federativa do Brasil, assinaran o convênio representando as entidades:
- Representantes do Acordo de Cooperação Técnica:
– Hector Orea – CEO da OREASOC;
– Bento Afonso Oliveira – Presidente da COOPPSAF;
– Mauro Pires – Presidente do ICMBIO (MMA)
Video sobre a matéria: https://www.youtube.com/watch?v=BBTp5F05fgY&feature=youtu.be