Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul convoca audiência pública para debater o futuro do Estádio Morenão
Estádio Universitário Pedro Pedrossian, “Morenão” | Créditos: Chico Ribeiro/Arquivo
No centro das atenções, o emblemático Estádio Pedro Pedrossian, popularmente conhecido como Morenão, será o tema de uma audiência pública na Assembleia Legislativa do estado. Inaugurado em março de 1971, o estádio, localizado em Campo Grande, encontra-se fechado desde 2021 para uma reforma aguardada, cujo andamento enfrenta desafios devido à idade avançada da estrutura.
O debate, agendado para o dia 29 de fevereiro, às 14h, no Plenário Julio Maia, promete reunir uma diversidade de vozes, incluindo parlamentares, representantes do governo, membros da sociedade civil e da gestão da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). ), instituição responsável pela administração do estádio.
Atrasos e desafios na revitalização
Anunciados como parte de um amplo pacote de investimentos no esporte estadual, as obras de revitalização do Morenão foram incluídas no projeto de R$ 120 milhões do Governo de Mato Grosso do Sul, revelado em outubro de 2021, logo após as comemorações pelos 40 anos de funcionamento do estádio. O montante destinado pelo governo estadual para a revitalização foi de R$ 9,4 milhões.
Apesar do anúncio promissor, meses se passaram e a execução das obras ocorreu percalços. Em um impasse entre a Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul) e a UFMS, responsável pela gestão do estádio, os trabalhos só foram realizados no início de junho de 2022, após uma série de discussões sobre os trâmites burocráticos e atrasos nas licitações .
O processo de revitalização do Morenão está dividido em três fases essenciais: reestruturação física e modernização dos banheiros, atualização da parte elétrica e implementação de medidas para garantir acessibilidade e segurança aos frequentadores.
Um patrimônio histórico-esportivo
O Estádio Universitário Pedro Pedrossian, carinhosamente apelidado de Morenão, é muito mais que uma estrutura esportiva; é um ícone histórico do Mato Grosso do Sul. Erguido em 1971, nas dependências do campus da então Universidade Estadual de Mato Grosso (UEMT), hoje UFMS, o estádio foi batizado em homenagem ao ex-governador Pedro Pedrossian, figura de destaque na política local, falecido em 2017.
Além de seu valor simbólico, o Morenão é o maior estádio do estado, ocupando a 18ª posição no ranking nacional de estádios. Sua importância transcende as fronteiras estaduais, tendo sido palco de eventos esportivos memoráveis, incluindo um jogo da Seleção Brasileira de Futebol contra a Venezuela, durante as eliminatórias da Copa do Mundo de 2010, que terminou em um empate sem gols (0x0).