Assalto com morte em casa de empresário foi planejado por facção
A polícia investiga participação de integrantes da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital) na tentativa de assalto à casa de empresário, na noite de ontem (29) em Dourados (a 251 km de Campo Grande). Um dos assaltantes foi morto em confronto com a Polícia Militar e o outro, de 16 anos, foi preso.
O assaltante morto foi identificado nesta manhã como Guilherme Brandão Alves, 27, o “Sequestro”. Ele morava no bairro Benedito Rondon, em Rio Brilhante. Já o adolescente reside no residencial Esplanada, em Dourados.
Segundo informações policiais, o assalto teria sido planejado por bandido conhecido como “Índio”, integrante da facção criminosa. Duas moradoras estavam na casa e foram feitas de reféns.
A polícia investiga também suposta participação de ex-funcionário do empresário. Ele teria passado informações sobre a existência de cofre na casa e até sobre o sistema de monitoramento por câmeras.
Na Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário), o adolescente negou ser integrante do PCC, mas admitiu que a senha do celular dele é 1533, números pelos quais a facção também é identificada (referência à posição em que as letras PCC aparecem no alfabeto).
Em entrevista na delegacia, ele alegou ter sido pressionado por “Sequestro” e por “Índio” para participar do assalto. Disse que inicialmente os bandidos planejavam assaltar uma joalheria em Ivinhema, mas o plano não foi para frente. “O ‘Sequestro’ veio me chamar [para participar do assalto]. Eu estava no perrengue, aí aceitei”, disse.
O adolescente explicou que ele e Guilherme pularam o muro dos fundos da casa. Ele permaneceu no térreo e o outro assaltante subiu para o segundo piso, levando a dona da casa e a filha dela sob a mira da arma. A dupla usava um revólver calibre 38.
Guilherme Brandão Alves, o “Sequestro”, morto pela polícia (Foto: Reprodução)
O assalto – A tentativa de assalto ocorreu na Rua Eduardo Cersósimo de Souza, no Parque Alvorada, região oeste de Dourados. No local moram o dono de supermercado na cidade, a esposa e duas filhas do casal.
O empresário e uma das filhas estavam na propriedade rural da família. Na casa estavam a esposa dele e a outra filha do casal. Quando os bandidos invadiram a casa, a filha conseguiu ligar para o pai e para a Polícia Militar.
Quando os policiais cercaram o local, “Sequestro” teria apontado o revólver para uma das reféns e puxado o gatilho, mas a arma falhou. Nesse momento, ele virou a arma na direção dos policiais e conseguiu fazer disparos. Os PMs revidaram e o assaltante morreu no local. Nenhum policial ficou ferido. (CAMPO GRANDE NEWS)