Após 2 anos, tradicional Semana Farroupilha começa hoje

Começa hoje e segue até o dia 20 de setembro uma ocasião especial para os integrantes dos CTGs (Centros de Tradição Gaúcha). A Semana Farroupilha é celebrada em ocasião da Revolução de 1835, conhecida também com “Guerra dos Farrapos”, em que Rio Grande do Sul lutou contra o Governo Imperial. Durante a semana, programações culturais incluem danças e comidas típicas para celebrar a cultura gaúcha.

Por causa da pandemia, as celebrações são menores e mais restritas. A última vez que houve uma celebração da Semana da Farroupilha foi há dois anos, antes da pandemia. Uma das “restrições” é que neste ano, o CTG Farroupilha optou por não oferecer o tradicional costelão, mas apenas jantares com pratos prontos, como arroz carreteiro e polenta.

A programação em ambos CTGs conta com jantares e tertúlias, que são ocasiões de apresentações culturais abertas para quem quiser participar. Haverá também apresentações de grupos de dança típicos gaúchos em ambos os eventos.

E o convite é especial para quem ainda não conhece a cultura gaúcha.

Programação – As festividades no CTG Tropeiros da Querência já começaram no domingo, com o hasteamento da bandeira e o acender da chama crioula, que fica acesa durante toda a semana em um lampião.

Amanhã (15), haverá um café da manhã e hasteamento das bandeiras com chimarreada às 8h. No final da tarde, às 18h, acontece o arriamento das bandeiras, seguido do jantar com tetúlia livre. No último dia, no domingo (19), as celebrações começam às 9h, com hinos e hasteamento das bandeiras, seguido de mais uma tertúlia e apresentações de danças tradicionais depois do almoço.

As celebrações começam a se encerrar a partir das 17h30, quando a chama crioula é apagada e as bandeiras são arriadas. O centro cultural fica na Rua Miguel Sutil, 445, no Bairro Vila Vilas Boas. Mais informações estão disponíveis nos telefones (67) 3022-1810.

Já no CTG Farroupilha, acontecem todos os dias ao longo da semana, sempre à noite, a partir das 20h. Apenas hoje, o evento começa às 8h com a solenidade de abertura. Amanhã (15) haverá workshop de dança, na quinta (16) e sexta (17), tertúlias musicais e no sábado (18) o encerramento com baile final.

 

Os ingressos custam R$ 20 por dia e R$ 50 todos os dias. As comidas e bebidas serão vendidas separadamente. O CTG Farroupillha fica na Avenida Prefeito Heráclito Diniz de Figueireido, 930, no Bairro Monte Castelo. Mais informações estão disponíveis nos telefones (67) 99125-6868 ou (67) 99983-5810.(CAMPO GRANDE NEWS)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *