Alexandre Silveira reforça papel do Brasil na integração com a América Latina para o desenvolvimento energético
Ministro de Minas e Energia discursou no Fórum Empresarial Bolívia-Brasil, que acontece em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia.
O Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, discursou nesta terça-feira (9/7) no Fórum Empresarial Bolívia-Brasil, que aconteceu em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia.
O presidente Lula também esteve presente no encontro, ao lado do presidente do Estado Plurinacional da Bolívia, Luis Alberto Arce, além de ministros dos dois países. Silveira reforçou em seu discurso o papel importante que o Brasil vem desenvolvendo com os países da América Latina para o integrar o desenvolvimento energético.
“Falando de integração, é importante a gente estar sempre integrado com os nossos irmãos da América Latina, da América do Sul. Reindustrializar o Brasil é fazê-lo em parceria na América com a Bolívia, assim como a Argentina e os demais países. Nós acreditamos que temos uma grande frente na questão do gás. Nós estamos no Brasil jogando em todas as frentes, tanto na questão da diminuição da injeção e na regulação dos gasodutos. Escoamento para diminuir preço com as nossas origens, buscando dialogar com as províncias na Argentina, buscando dialogar com o gasoduto da Bolívia, buscando dialogar com a possibilidade real de investimentos em estações”, disse Alexandre Silveira.
O ministro também falou sobre o trabalho que vem sendo feito com o programa Gás para Empregar, desenvolvido pelo MME. “Viemos trabalhando fortemente no programa Gás para empregar no Brasil, programa que visa efetivamente aumentar a nossa oferta de gás e, consequentemente, flexionar o preço para criar um ciclo virtuoso de desenvolvimento nacional. Esse é um foco É um foco que nós não podemos abrir mão”, ressaltou.
O Fórum Empresarial Bolívia-Brasil discutiu temas relacionados ao comércio bilateral e ofereceu espaços para conexões e negócios entre empresários brasileiros e bolivianos. Mais de 300 pessoas entre autoridades e representantes de empresas e instituições públicas de ambos os países estavam presentes.
Para finalizar, o ministro Alexandre Silveira falou sobre a liderança do Brasil na transição energética. “Nós sabemos que o Brasil é o grande líder da transição energética global pelas suas potencialidades naturais, o clima tropical, o solo. O país está pavimentando uma estrada de investimentos muito forte nessa área. E essa integração com a América Latina é fundamental para que a gente continue debatendo questões tão importantes para o círculo virtuoso do setor produtivo nacional”, disse.
Fonte: Ministério de Minas e Energia