Academia do Voleibol analisa a coordenação motora no esporte
Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 24.09.2020
O treinamento da coordenação motora foi o tema desta quinta-feira (24.09) no 43º encontro virtual da Academia do Voleibol. O projeto tem como objetivo difundir conhecimento com palestras gratuitas para profissionais de todo o país em temas relacionados ao vôlei. A apresentação desta edição foi do professor titular da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Pablo Greco, e contou com mediação de Carlos Rios, o Carlão, presidente da Comissão Nacional de Treinadores (Conat).
Entre as principais características da coordenação motora apresentadas por Pablo Greco estão a alta treinabilidade em crianças; a formação de uma base para o aprendizado e controle das habilidades técnicas e a dependência da herança genética, do talento e do processo de ensino-aprendizagem-
“Nosso cérebro é considerado como fonte de registro e integração do conhecimento que permite ao indivíduo atuar no mundo e adquirir consciência dele. O cérebro é o local em que se coordena o pensamento e a ação. A aprendizagem permite ao cérebro se modificar de forma constante, a fim de garantir novas adaptações”, disse Pablo Greco, que ainda afirmou que a aprendizagem é um processo resultante da interação do indivíduo com o ambiente na realização de tarefas.
O professor Pablo Greco também exemplificou como a coordenação é a base do processo de desenvolvimento.
“A coordenação não pode ser entendida somente na sua vertente motora porque coordena a recepção-elaboração e a decisão das informações. Tudo isso com apoio dos processos de atenção e de memória”, afirmou Pablo Greco.
Esse foi o 43° encontro da Academia do Voleibol, que realiza reuniões virtuais com temas variados sobre vôlei de praia, vôlei de quadra e Conat (Comissão Nacional de Treinadores). O conteúdo fica disponibilizado no YouTube da CBV (youtube.com/voleibrasil1) e no Canal Vôlei Brasil (http://canalvoleibrasil.cbv.
O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro