A vitória da educação pública na pandemia, por Eduardo Riedel
Em 2015 e 2017 vivi, de forma diferente, um dos períodos mais importantes na vida de um pai: o vestibular dos filhos. Os dois viveram anos desafiadores, de muito estudo dedicado e grande ansiedade. Experimentamos, eu e Mônica, minha esposa, ao lado deles, um pouco deste verdadeiro furacão de emoções e, juntos, celebramos a vitória de ver os seus nomes na lista de aprovação.
Em 2020, quando a pandemia nos pegou de surpresa, em todo o Mundo, tinha preocupação com o impacto das restrições sanitárias em toda a rede de ensino, mas em especial em relação aos alunos “terceirão”.
Agora, no início deste ano, confesso que senti alívio ao ver os alunos de várias escolas estaduais do nosso Estado garantirem assentos no ensino superior em instituições renomadas, em diversas áreas. Ficou a certeza do acerto das decisões tomadas e do caminho percorrido, de forma árdua, mas assertiva e coerente nesta área.
São futuros médicos – um aprovado em primeiro lugar no curso de Medicina na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, em Três Lagoas-, uma profissão que ganhou uma relevância ainda maior com a pandemia; veterinários, engenheiros, advogados, biólogos, professores e outras dezenas de profissões que agora começam sua gratificante jornada no ensino superior.
A verdade é que poucas áreas têm sido tão desafiadoras na área pública quanto a saúde e a educação. Se a pandemia fragilizou o atendimento médico em todo o país de forma inédita, também impôs à educação pública uma nova realidade, nesse período em que o ensino presencial não pôde ser oferecido.
É preciso destacar o novo protagonismo, neste campo, de professores, alunos, pais, mães, educadores e especialistas. Todos tiveram que se reinventar. Estamos mais preparados para seguir em frente, porque é preciso continuar ensinando e continuar aprendendo.
Por tudo isso investimos, como nunca, em inovação para proporcionar um ensino à distância de qualidade na rede pública, através de plataformas digitais, aulas pela televisão e, para aqueles com dificuldade de conectividade, algo que infelizmente ainda é realidade, a versão do material didático impresso.
Toda a energia dispensada pelos nossos técnicos e especialistas sempre teve um foco que ia além do aprendizado: era preciso lutar para que os jovens não ficassem pelo caminho, tomados pelo desânimo e pela frustração. Quem é pai sabe a diferença que faz o contato deles com os colegas, com os professores – é a vida deles!
O resultado acabou sendo muito positivo. Sob o comando da secretária Maria Cecília Amêndola, o Governo do Estado firmou convênio com a Microsoft e com a Google for Education, mostrando que é possível fazer sempre mais e de forma diferente. Tanto que, ao final de 2020, tivemos um aproveitamento escolar de 90% de resposta não presenciais.
É a vitória do conhecimento, da tecnologia e mais: é da determinação e dedicação dos pais, professores, gestores e dos nossos jovens. Quando a pandemia acabar, já teremos conquistado o legado da obstinação desses meninos e meninas, que mais à frente vão escrever um novo futuro.
Os resultados da educação pública do Mato Grosso do Sul nos animam a continuar perseverando. Não há outra maneira para que todas as crianças possam ter as mesmas oportunidades de aprender e construir suas vidas. Esse é o caminho para a redução da desigualdade estrutural que nos desafia.
*Secretário de Infraestrutura de MS