A Guarda Civil Metropolitana foi criada em agosto de 1990, com a finalidade de preservar o patrimônio público.
Com o passar dos anos, ganhou as ruas e passou a ter poder de polícia. Hoje, é fundamental para os números positivos do combate à criminalidade em Campo Grande.
Dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública revelam que em janeiro de 2021 Campo Grande registrou uma redução de 33,09% nos casos de roubo e de 19,17% no número de furtos, se comparado ao mesmo período do ano passado.
A atuação do Guarda Civil Metropolitano é indispensável para que estes números continuem diminuindo e haja um desenvolvimento social e garantia da prestação de serviços de segurança urbana. Os agentes têm autoridade para exercer atividades de Polícia Administrativa e de fiscalização em toda a extensão de Campo Grande.
Atualmente, a Guarda Civil trabalha em conjunto com as demais forças de segurança pública, como: Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal e Força Nacional de Segurança Pública coordenando e executando o policiamento preventivo. Além disso, protege os bens de uso comum do povo, compreendendo logradouros, vias públicas, parques, praças, jardins, edifícios públicos e quaisquer outros de domínio público municipal.