Olá, tudo bem? Aqui é o Giorgio da Gazeta com duas das principais notícias do dia.
A primeira delas talvez você ainda não tenha conhecimento. O Brasil fechou 860.503 empregos com carteira assinada em abril, na contagem entre demitidos e contratados, segundo dados do Cadastro Nacional de Empregados e Desempregados (Caged) apresentados nesta quarta-feira (27).
A segunda notícia é sobre a operação da Polícia Federal que “visitou” endereços de aliados do presidente Jair Bolsonaro para coletar provas no inquérito das fake news, e que corre no Supremo Tribunal Federal (leia mais abaixo).
Sobre o emprego, nossa correspondente em Brasília Jéssica Sant’Ana alerta: foi o pior resultado para um mês em toda a série histórica, mensurada pelo governo desde 1992. “As empresas simplesmente pararam de contratar”, resumiu o secretário especial de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco Leal.
A justificativa não poderia ser outra: a pandemia de coronavírus que levou grande parte dos estados a adotarem medidas de isolamento social. Como consequência, muitas empresas não puderam funcionar normalmente e acabaram demitindo mais, ou até mesmo fechando seus negócios.
No total, desde março, a pandemia já provocou o fechamento 1,1 milhão de vagas de trabalho no país. Mas isso não é tudo. Leia na reportagem de Jéssica Sant’Ana: |