Debate: Adriane e Rose debateram sobre gestão municipal em bloco com dinâmica inédita
| Créditos: ARTE/SBT
No terceiro bloco, as candidatas à prefeitura de Campo Grande, Adriane Lopes (PP) e Rose Modesto (União Brasil), tiveram 12 minutos cada para debaterem livremente sobre temas relevantes para a cidade. O debate, promovido pelo Midiamax, abordou questões como políticas para idosos, obras inacabadas, saneamento básico, geração de empregos e infraestrutura.
Rose Modesto iniciou o bloco com um direito de resposta sobre alianças políticas, negando deslealdade e afirmando não ter rivalidade com o governador Eduardo Riedel (PSDB).
Propostas para a terceira idade:
Adriane Lopes defendeu a Vila dos Idosos, projeto de moradia e clínica de cuidados para idosos, além de propor equipar os centros de convivência com tecnologia e inclusão digital. Rose Modesto sugeriu a criação de centros de convivência para idosos, com recursos provenientes de replanejamento de gastos.
Obras, saneamento e emprego:
As candidatas também discutiram sobre obras inacabadas, com Rose Modesto prometendo gestão eficiente e recursos próprios e Adriane Lopes garantindo a retomada de 11 obras paradas. Em relação ao saneamento básico, Rose Modesto propôs cobrar das concessionárias e da empresa de fiscalização, enquanto Adriane Lopes destacou o avanço do saneamento e a conclusão da universalização da rede de esgoto.
Na área de geração de empregos, Rose Modesto defendeu a desburocratização e a adoção de tecnologia na Semadur, enquanto Adriane Lopes criticou os investimentos de Rose Modesto enquanto esteve à frente da Sudeco.
Gerenciamento do tempo e embates:
Com a nova dinâmica, as candidatas tiveram dificuldades em gerenciar o tempo, o que resultou em perguntas atravessadas e respostas incompletas. Rose Modesto questionou a falta de mudanças no modelo de tapa-buraco, enquanto Adriane Lopes mencionou a meta de 450 km de asfalto.
O debate também abordou a Rodoviária antiga, com Rose Modesto propondo transformá-la em centro de qualificação de mão-de-obra e Adriane Lopes defendendo a instalação de uma agência de emprego e base da Guarda Municipal no local.
Considerações finais:
Nos minutos finais, Rose Modesto criticou a gestão de Adriane Lopes e afirmou que Campo Grande será a cidade que Adriane “está vendendo” quando ela assumir a prefeitura. Adriane Lopes, por sua vez, destacou seus feitos e pediu a confiança do eleitorado, prometendo avanços com o apoio do Governo do Estado e da senadora Tereza Cristina.
Regras do 3º bloco:
O terceiro bloco do Debate concedeu 12 minutos de tempo total para cada candidata falar livremente, sem direito de resposta. O tempo foi contado automaticamente enquanto as candidatas falavam, exigindo gerenciamento do tempo para perguntas, respostas e comentários.