Arauco aprova construção da fábrica do Projeto Sucuriú em Inocência (MS)

Floresta da Arauco em Mato Grosso do Sul | Créditos: Foto: Zig Koch

 

A Arauco, referência global em celulose e produtos florestais, oficializou a construção do Projeto Sucuriú, seu maior investimento até o momento, avaliado em US$ 4,6 bilhões. A empresa anunciou a finlandesa Valmet como parceira para tecnologia e equipamentos na sua primeira fábrica de celulose branqueada no Brasil, a ser erguida em Inocência, Mato Grosso do Sul.

A Valmet, líder em tecnologias para o setor, fornecerá uma linha de produção com capacidade anual de 3,5 milhões de toneladas de celulose. A planta contará com sistemas automatizados para otimizar eficiência energética e minimizar o impacto ambiental, alinhados às práticas sustentáveis globais.

Carlos Altimiras, Diretor Presidente da Arauco do Brasil, ressaltou a importância dessa etapa para o Projeto Sucuriú, que será o maior projeto de produção de celulose do mundo em etapa única. A escolha da Valmet reflete a busca da Arauco por parceiros que compartilhem da mesma visão em relação à inovação e sustentabilidade.

A parceria reforça a sinergia entre as empresas, com a Valmet trazendo diferenciais em qualidade, segurança, inovação e tecnologia consolidada, reduzindo impactos na cadeia de operação. Thomas Hinnerskov, Presidente e CEO da Valmet, expressou orgulho pela parceria e o compromisso em garantir o excelente desempenho da futura fábrica, que será uma vitrine para as tecnologias sustentáveis da Valmet.

O Governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, destacou o investimento como um marco para o estado, consolidando o compromisso da Arauco com a região e impulsionando o desenvolvimento social e econômico.

O Projeto Sucuriú contará com tecnologia de ponta da indústria 4.0, incluindo avançados controles de processos e simuladores. A integração de soluções de conectividade trará mais segurança e otimização, desde o processamento da madeira até o controle de qualidade da celulose.

A planta incluirá uma Planta de Gaseificação para gerar biocombustível, a maior Caldeira de Recuperação Química do mundo no setor e uma Caldeira de Biomassa para geração de energia a partir de resíduos. A energia gerada será de mais de 400 MW, com excedente suficiente para abastecer uma cidade de 800 mil habitantes, evidenciando o compromisso da Arauco com a sustentabilidade.

Localizado a 50km de Inocência, o projeto já está na fase de terraplanagem, com início da construção previsto para 2025 e operação no segundo semestre de 2027. A expectativa é gerar cerca de 14 mil empregos no pico da obra, impulsionando o desenvolvimento social e econômico da região.

CONTEUDOMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.