Saída de Moro é a nona mudança ministerial no governo Bolsonaro em 14 meses
Com a demissão de Sergio Moro do Ministério da Justiça e Segurança Pública, nesta sexta-feira (24), essa é a nona mudança no primeiro escalão do governo Jair Bolsonaro em menos de 14 meses de gestão. Ocorreram alterações em oito das 22 pastas e o motivo para as quedas se repetiu na maioria dos casos: divergências com o presidente – seja em nomeações ou diretrizes da pasta.
A primeira troca ministerial foi em menos de dois meses de administração. Na época, Gustavo Bebianno deixou a chefia da Secretaria Geral da Presidência da República. Ele desagradou chefe do Palácio do Planalto ao se envolver numa polêmica com o vereador do Rio de Janeiro Carlos Bolsonaro e a demissão ocorreu em meio a uma crise no Executivo por suspeita de uso de candidaturas laranjas no PSL nas eleições do ano passado.
Bebianno foi substituído pelo general da reserva Floriano Peixoto Neto, que em junho de 2019 saiu do comando da pasta para comandar os Correios e Jorge Oliveira assumiu o posto.
As polêmicas pautaram diversas outras mudanças no primeiro escalão, como Carlos Alberto dos Santos Cruz que em junho desse ano saiu da Secretaria de Governo. Ele foi demitido sob a justificativa de que não havia alinhamento político-ideológico entre ele e o governo, além de divergências com outros integrantes do Planalto. Antes de Moro, no entanto, a troca mais polêmica se deu na última semana.
Em meio à pandemia do novo coronavírus, Bolsonaro decidiu demitir Luiz Henrique Mandetta do Ministério da Saúde porque o então ministro defendia que a Covid-19 fosse combatida com base nas orientações técnicas da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da própria pasta. Enquanto isso, o presidente adotou discurso que o país precisa voltar à normalidade para não quebrar economicamente e chegou a chamar a doença de “gripezinha”. Nelson Teich assumiu o cargo.
Veja que outras trocas ocorreram na gestão de Bolsonaro:
Ministério da Justiça e Segurança Pública
Em abril de 2020
Saiu: Sergio Moro
Ministério da Saúde
Em abril de 2020
Saiu: Luiz Henrique Mandetta
Assumiu: Nelson Teich
Casa Civil
Em fevereiro de 2020
Saiu: Onyx Lorenzoni
Assumiu: Walter Souza Braga Netto
Ministério da Cidadania
Em fevereiro de 2020
Saiu: Osmar Terra
Assumiu: Onyx Lorenzoni
Ministério do Desenvolvimento Regional
Em fevereiro de 2020
Saiu: Gustavo Canuto
Assumiu: Rogério Marinho
Secretaria de Governo
Em junho de 2019
Saiu: Carlos Alberto dos Santos Cruz
Assumiu: Luiz Eduardo Ramos
Em junho de 2019
Saiu: Floriano Peixoto Vieira Neto
Assumiu: Jorge Oliveira
Ministério da Educação
Em abril de 2019
Saiu: Ricardo Vélez Rodríguez
Assumiu: Abraham Weintraub
Secretaria Geral da Presidência da República
Em fevereiro de 2019
Saiu: Gustavo Bebianno
Assumiu: Floriano Peixoto Vieira Neto