Saiba como retirar medicamentos na rede pública durante pandemia
Quem faz uso de medicamentos de uso contínuo e depende da Rede Municipal de Saúde Pública (Remus) de Campo Grande deve observar algumas recomendações da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). Em meio à pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, a principal orientação é evitar aglomerações.
Desde o mês passado, estão suspensos as consultas agendadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) para priorizar o atendimento a casos suspeitos de Covid-19. A validade das receitas foi ampliada para dois meses.
Mesmo antes da pandemia, é possível um familiar retirar o medicamento, munido da receita e de um documento pessoal, como a Carteira de Identidade, também conhecido como Registro Geral (RG). Sem isso, a entrega não é permitida. Também convém ressaltar que medicamentos de uso contínuo são distribuídos apenas nas UBSs e UBSFs.
Não está sendo feita entrega nas casas. Portanto, caso o paciente esteja no grupo de risco de contágio do novo coronavírus, a recomendação é pedir a um parente pegar os medicamentos.