Ao se declarar “Pardo” para aumentar a verba e o tempo de TV, Beto Pereira diz que “errou” em eleição anterior
Beto Pereira alterou raça no registro de candidatura deste ano em relação ao que declarou em 2022 | Créditos: Foto: Reprodução, DivulgaCand TSE
O candidato do PSDB à prefeitura de Campo Grande, Beto Pereira, foi convocado pelo juiz Ariovaldo Nantes Corrêa, da 36ª Zona Eleitoral, para esclarecer a mudança em sua autodeclaração racial no registro de candidatura.
Pereira, que havia se declarado ‘branco’ nas eleições anteriores como deputado federal, atualizou sua declaração para ‘pardo’ nas eleições deste ano. O juiz identificou a discrepância e exigiu uma justificativa para a alteração.
Em resposta, a assessoria jurídica de Beto Pereira apresentou uma explicação, alegando que a declaração anterior como ‘branco’ foi um erro. Os advogados solicitaram que o juiz confirme a classificação racial de Pereira como ‘pardo’.
A mudança pode impactar a campanha de Pereira, pois a nova classificação pode aumentar a verba e o tempo de propaganda eleitoral disponível. Desde 2020, o TSE determina que a distribuição do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC) e o tempo de propaganda sejam proporcionais ao número de candidatos negros e femininos.
Até o momento, não houve manifestação do juiz sobre os esclarecimentos fornecidos.
Fonte: Midiamax