Ponto facultativo fecha “quase tudo” na segunda-feira
Os órgãos públicos de Campo Grande que estavam funcionando com restrição de atendimento e com efetivo reduzido pela metade não vão abrir na segunda-feira (20), véspera de Dia do Tiradentes.
Decreto da prefeitura, publicado no dia 2 de abril, prevê ponto facultativo no dia 20. A medida não se aplica às unidades e serviços considerados essenciais, como assistência à social e atividades de segurança pública.
Segundo a prefeitura, os Centros Regionais 24 horas localizados nos bairros Coophavilla 2, Aero Rancho, Tiradentes e Nova Bahia, e as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) Leblon, Coronel Antonino, Moreninha 2, Universitário, Vila Almeida e Santa Mônica funcionam normalmente. O serviço de limpeza e coleta de lixo domiciliar também serão mantidos.
O governo do Estado também decretou facultativo na segunda-feira. Serviços essenciais funcionam normalmente. Somente o Hemosul funcionará em horário diferenciado na segunda-feira, das 7h às 12h, retornando na quarta-feira como outros postos de atendimento, como Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito), os Fáceis, Funtrab (Fundação do Trabalho) e outras entidades de administração e autárquica.
Indiretamente, os decretos vão de encontro ao pedido de isolamento social recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) em virtude da pandemia do novo coronavírus.
De acordo com o boletim divulgado nesta sexta-feira (17), 143 casos foram confirmados em Mato Grosso do Sul. Cinco pessoas morreram com covid-19. Outros 28 casos estão sob investigação.
(Campo Grande News)