Desemprego recua em 21 estados e no DF, mas aumenta em Mato Grosso do Sul, aponta IBGE
Comércio do Centro de Campo Grande (Foto: Ana Laura Menegat/Jornal Midiamax)
A taxa de desocupação da população de Mato Grosso do Sul chegou a 5% no primeiro trimestre de 2024. Apesar de se manter entre as mais baixas do país, a taxa teve crescimento de 1% em relação ao 4º trimestre de 2023, conforme dados da Pnad Contínua Trimestral.
Mato Grosso do Sul está entre os 7 estados do país que tiveram crescimento na taxa de desocupação no primeiro trimestre de 2024. Ainda assim, os 5% de desocupação, ou seja, de pessoas fora da força de trabalho, é o 7º menor resultado do país.
Os dados são do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e mostram que a taxa de desocupação do país cresceu, chegando a 7,9% no primeiro trimestre de 2024. Mato Grosso do Sul também se destaca com o segundo menor percentual do país, entre pessoas que trabalham por conta própria. São 21% da população de MS, frente a 25,4% no Brasil.
Quanto ao percentual de empregados com carteira assinada no setor privado, o IBGE mostra que Mato Grosso do Sul tem 77,8% da população nessa condição. O resultado estadual é o sexto maior do país, sendo que a média nacional é de 73,9%.
Dados da Pnad Contínua também mostram que Mato Grosso do Sul tem 33,2% de informalidade na população ocupada, sendo o sexto menor resultado do país. A média nacional é de 38,9%.
midiamax