Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul Restabelece Entregas de Insumos Emergenciais para Audiências de Custódia em Campo Grande
Foto: Loise Maria
O Núcleo Criminal (Nucrim) da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul foi informado, após diversas queixas, de que as pessoas levadas para a audiência de custódia em Campo Grande não estavam recebendo os suprimentos mínimos de emergência, como roupas e chinelos. Com o objetivo de assegurar condições adequadas para esse grupo vulnerável, a instituição coordenou a retomada das entregas.
O defensor público Daniel Calemes, coordenador do Nucrim, explicou que, diante das reclamações sobre a falta de entrega dos insumos, realizou reuniões e enviou ofícios para abordar a questão.
“As pessoas estavam sendo apresentadas sem chinelos e sem camiseta. Primeiramente, enviamos ofícios ao juiz coordenador das audiências de custódia e, posteriormente, ao juiz coordenador da Covep, buscando uma solução. Mesmo não obtendo respostas, conseguimos restabelecer as entregas por meio de uma articulação administrativa”, afirmou o coordenador do Nucrim.
Calemes acrescentou que, além de estarem previstos nos padrões para o atendimento à pessoa detida, os suprimentos de emergência são essenciais para garantir a dignidade. Antes da apresentação do detento ao juiz, juntamente com outros cuidados e assistência psicossocial, são fornecidos itens como roupas e materiais básicos de higiene.
Com Informações de Opantaneiro.