Nadal sofre lesão e acaba eliminado do Australian Open na segunda rodada
Rafael Nadal não terá boas lembranças do Australian Open de 2023. Depois de fazer uma estreia sem brilho e contar com cãibras do adversário, o veterano de 36 sofreu uma lesão nesta quarta-feira e acabou eliminado do torneio na segunda rodada, enquanto sua esposa, no camarote, chorava ao vê-lo sem condições de competir. Seu algoz foi o americano Mackenzie McDonald, que fazia uma grande apresentação e já liderava o duelo quando o ex-número 1 começou a sentir dores. No fim, o atual #65 do mundo triunfou por 6/4, 6/4 e 7/5 e avançou pela segunda vez na carreira à terceira fase em Melbourne.
Atual recordista de títulos de slam em simples na história do tênis masculino, Nadal jamais havia sido derrotado por um tenista de ranking tão baixo no Australian Open. Antes de McDonald (#65), a “honra” pertencia a Fernando Verdasco, #45 do mundo em 2016, quando superou Rafa na primeira rodada.
Para McDonald, a vitória significa uma chance de alcançar as oitavas pela primeira vez em Melbourne. Seu próximo adversário será o vencedor do jogo entre o qualifier tcheco Dalibor Svrcina e o japonês Yoshihito Nishioka.
O jogo
Enquanto Nadal jogou um punhado de games imprecisos e um tanto hesitante, McDonald entrou em quadra agressivo nas devoluções e disparando aces de toda parte. Rafa foi quebrado logo no primeiro game e viu o americano abrir vantagem com outra quebra no quinto game, quando fez 4/1. Empolgado, McDonald, foi afobado no sexto game, cometeu seguidos erros, e o veterano aproveitou para devolver uma das quebras. Nadal não conseguia pontos de graça com seu serviço e jogava sempre pressionado, mas foi assim, ameaçado, que confirmou no sétimo game, deixando o placar em 4/3 para o desafiante. O ex-número 1 ainda conseguiu um break point com McDonald sacando para o set, mas desperdiçou errando uma devolução simples. O americano não perdoou, virou o game e fez 6/4.
Mackenzie começou o segundo set de maneira impressionante, vencendo longos ralis em sequência e quebrando o serviço de Nadal mais uma vez. Rafa, por sua vez, não encontrava uma maneira de ganhar pontos consistentemente. Se atacava primeiro, esbarrava na consistência do rival. Se optava por uma postura mais conservadora, deixava McDonald jogar mais perto da linha de base e, consequentemente, com mais possibilidades de atacar com precisão. Rafa esteve a um ponto de, mais uma ez, ficar duas quebras abaixo. Desta vez, porém, a história foi outra. O espanhol se salvou, ganhou confiança e, com uma sequência de bolas profundas e agressivas, quebrou o americano para igualar o set em 2/2.
O jogo seguiu equilibrado por um tempo, mas Nadal voltou a ter o saque quebrado no sétimo game. No oitavo, ao tentar alcançar uma bola de McDonald, Nadal fez cara de dor. Em seguida, nem tentou devolver dois saques do americano e pediu atendimento médico quando o placar mostrava 5/3. Quando o fisioterapeuta chegou à quadra, Rafa apontou para a coxa e foi levado para receber tratamento fora da quadra.
Nadal voltou para a quadra e imediatamente confirmou seu serviço, mas ficava claro que sua mobilidade estava comprometida. Restava ao veterano arriscar mais e tentar ganhar pontos de maneira mais rápida. A virada, que já era difícil, ficou quase impossível quando McDonald confirmou seu serviço, repetindo o 6/4 e abrindo 2 sets a 0.
O resto do jogo foi protocolar. Para evitar o abandono, Nadal ficou em quadra tentando winners e pontos mais curtos. Na prática, porém, já era impossível competir em igualdade de condições com o mais jovem e mais móvel McDonald. Rafa ainda ofereceu alguma resistência, sacando melhor, computando mais aces e atacando mais, o que tirou o ritmo do americano. Ainda assim, McDonald não teve seu serviço ameaçado e quebrou o ex-número 1 no 11º game para selar a fatura pouco depois.
O histórico de Nadal na Austrália é bizarro 🚑
2010: lesão nas quartas
2011: lesão nas quartas
2013: não jogou por lesão
2014: lesão na final
2018: lesão nas quartas
2023: lesão na 2ª rodada
UOL