Lideranças indígenas proíbem ambulantes nas Aldeias em prevenção ao coronavírus
Como medida de prevenção contra o coronavírus, as aldeias Bororó e Jaguapiru de Dourados estão proibindo a entrada de vendedores ambulantes. As lideranças locais fiscalizarão todos os carros, sujeito a detenção, por conta, dos veículos e pertences.
A iniciativa tem o objetivo de atenuar a circulação de pessoas no interior das aldeias e, dessa forma, diminuir a proliferação do vírus.
Normalmente, vendedores de alimentos, cosméticos e perfumaria fazem a comercialização de produtos na região onde residem aproximadamente 13 mil pessoas.
Outras medidas de conscientização também estão sendo adotadas, segundo o líder indígena, Gaudêncio Benitez.
“Pedimos para cancelar todos os cultos nas igrejas para evitar aglomeração de pessoas e estamos conversando com os moradores para que todos tomem cuidado”, disse.
Na última sexta-feira (20), o Ministério da Saúde reconheceu a transmissão comunitária do Covid-19 em todo o país. A determinação significa que o sistema de saúde não consegue mais rastrear como as pessoas foram contaminadas.
Para o líder indígena é necessário um trabalho em conjunto para evitar o contágio. “Precisamos da intervenção da polícia porque alguns moradores não acreditam no quanto essa doença é perigosa e pode nos atingir”, diz Gaudêncio.
Situação do coronavírus no Brasil
Segundo informações do Ministério da Saúde, o Brasil registrou, neste domingo (22), 1.546 casos confirmados de coronavírus (Covid-19). Com o registro de dois casos no estado de Roraima, agora, todos os estados do país possuem casos registrados da doença. Até o momento, são 25 mortes confirmadas, sendo 22 no estado de São Paulo e três no Rio de Janeiro.
Medidas de prevenção
– Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel;
– Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir;
– Evite aglomerações se estiver doente;
– Mantenha os ambientes bem ventilados;
– Não compartilhe objetos pessoais.
https://conteudoms.com/ver/conteudo/liderancas-indigenas-proibem-ambulantes-nas-aldeias-em-prevencaeo-ao-coronavirus