Seleção masculina garante vaga nas oitavas de final com vitória na segunda rodada do Mundial

Seleção masculina garante vaga nas oitavas de final com vitória na segunda rodada do Mundial
Wallace e Lucão sobem no duplo contra o ataque japonês (Créditos: Divulgação/VolleyballWorld)

DECLARAÇÕES EM VÍDEO FERNANDO CACHOPA E LUCÃO

Um jogo em que a eficiência da virada de bola e do bloqueio foram fundamentais, a seleção brasileira masculina de voleibol conseguiu a segunda vitória no Campeonato Mundial, que acontece na Eslovênia e na Polônia. Na manhã deste domingo (28.08) o Brasil levou a melhor sobre o Japão por 3 sets a 0 (25/21, 25/18 e 25/16), na arena Stozice, em Liubliana (ESL). Com o resultado o time brasileiro assumiu a primeira posição do grupo B, e garantiu a vaga antecipada para as oitavas de final.

Apesar do volume defensivo dos japoneses, o time brasileiro conseguiu se impor no ataque com 39 pontos contra 29 dos adversários. O bloqueio também fez a diferença com nove pontos. No quesito individual os destaques foram o ponteiro Leal, maior pontuador do confronto com 17 acertos (13 de ataque, dois de bloqueio e dois de saque), e o oposto Wallace, que anotou 13 (11 de ataque e dois de bloqueio).

Para encerrar a primeira fase da competição o time comandado por Renan Dal Zotto enfrenta o Catar nesta terça-feira (30.08), às 6h (de Brasília), com transmissão do sportv 2.

Leal, ponteiro, maior pontuador com 17 acertos (13 de ataque, dois de bloqueio e dois de saque): “Fizemos um belo jogo, e evoluímos em relação à estreia. Esta é uma vitória muito importante, trouxe mais confiança. Estamos no caminho certo. Eu estou fazendo o meu trabalho como cada um aqui na equipe. Fico contente pelo meu desempenho individual, mas o objetivo maior é a vitória do time”.

Lucarelli, ponteiro, sete pontos de ataque: “A pressão pela vitória sempre existe, pois esta é uma competição importante e com poucos jogos. Cada vitória conta demais. Hoje fizemos um jogo muito parecido com o que o próprio Japão faz, o nosso bloqueio tocou muito na bola, defendemos bastante, e isso fez muita diferença. Nossa sequência de saque também entrou bem com poucos erros, e nossa defesa funcionou muito bem, esses foram nossos trunfos no resultado de hoje”.

Lucão, central, seis pontos (quatro de ataque e dois de bloqueio): “Conseguimos organizar bem nosso sistema de defesa e bloqueio, estudamos muito bem o adversário. Começamos o jogo com alguma dificuldade, principalmente pelos méritos do saque deles. Sabíamos deste potencial. Mas na parte de bloqueio jogamos muito bem, conseguimos nos estruturar, marcamos os principais jogadores japoneses e criamos um volume”.

Cachopa, levantador: “É algo histórico na equipe japonesa ter muito volume de jogo, o que torna o confronto cansativo, exige paciência do adversário. E hoje tivemos que exercitar essa paciência, escolher bem a tomada decisões em cada momento. Mas acho que tenho excelentes atacantes aqui na seleção, e isso acaba facilitando o meu trabalho”.

Renan Dal Zotto, técnico da seleção masculina: “Sabíamos que seria um jogo tenso, pois o Japão vem crescendo a cada ano e exige muito dos adversários. Iniciamos com dificuldades com o saque deles, mas tivemos paciência e nos reorganizamos. Tivemos 40 bolas defendidas que geraram contra-ataques, enquanto os japoneses tiveram 30. Este é um dado importante, pois mostra como nosso sistema de bloqueio e defesa funcionou bem hoje. Ficamos felizes pela classificação antecipada e pela evolução do time”.

Para a disputa do Campeonato Mundial, o técnico Renan convocou os levantadores Bruninho e Fernando Cachopa; os opostos Darlan, Felipe Roque e Wallace; os centrais Flávio, Leandro Aracaju e Lucão; os ponteiros Adriano, Leal, Lucarelli e Rodriguinho; e os líberos Maique e Thales.

ESTATÍSTICAS DO JOGO

GALERIA DE FOTOS

CAMPEONATO MUNDIAL – PRIMEIRA FASE

26.08 – BRASIL 3 x 2 Cuba (31/33, 21/25, 25/16, 25/17 e 18/16)
28.08 – BRASIL 3 x 0 Japão (25/21, 25/18 e 25/16)
30.08 – BRASIL x Catar, às 6h – sportv 2

O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.