Após polêmica, Globo de Ouro 2022 não terá exibição na TV
A Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood (HFPA, na sigla em inglês) anunciou na última sexta-feira (15) o cronograma para a 79ª edição do Globo de Ouro. As nomeações serão conhecidas em 13 de dezembro de 2021, e os vencedores serão anunciados em 9 de janeiro de 2022. O evento entrega prêmios para produções do cinema e da TV americana e teve sua realização colocada em dúvida após o surgimento de polêmicas envolvendo a falta de diversidade na premiação.
A NBC, responsável pela transmissão do evento, tomou a decisão de não transmitir o próximo Globo de Ouro em maio, repercutindo boicotes de vários setores de Hollywood após a denúncia de que a HFPA não tinha integrantes negros, o que também trouxe à tona acusações de histórico sexista e falta de ética de integrantes da organização. Em 2021 a rede de TV americana NBC cancelou a exibição da edição seguinte do prêmio.
A HFPA se comprometeu a mudar, abrindo vagas para novos integrantes e mudando várias de suas regras, incluindo a adoção de um manual de ética. Os indicados ao prêmio serão revelados em 13 de dezembro e os vencedores anunciados em 9 de janeiro de 2022.
Ocorrida em abril, a premiação do Globo de Ouro de 2021 coroou Nomadland como ‘Melhor Filme de Drama’ e Borat 2: Fita de Cinema Seguinte como ‘Melhor Filme de Comédia ou Musical’.
Em meio à polêmica, a cerimônia de 2021 teve a pior audiência do Globo de Ouro em todos os tempos, assistida por 6,9 milhões de pessoas. Este ano a Netflix foi o maior destaque, vencendo em nove categorias.