Vídeo: “MS será o primeiro Estado do Brasil a universalizar o esgotamento sanitário”, afirma Reinaldo Azambuja
“Mato Grosso do Sul será o primeiro Estado do Brasil a universalizar o esgotamento sanitário”. A afirmação é do Governador Reinaldo Azambuja que concedeu entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira (5) durante assinatura do contrato da Parceria Público-Privada (PPP) para a operação dos serviços.
A Ambiental MS Pantanal é a empresa da Aegea Saneamento que ficará responsável pela operação nos 68 municípios atendidos pela Sanesul no Estado, beneficiando cerca de 1,7 milhão de pessoas. “Trazer a MS Pantanal para essa família representa abreviação de tempo. Demoraríamos muitos anos para universalizar o esgotamento se fosse com as próprias pernas e recursos próprios da empresa. Com essa parceria, ano que vem teremos 70% ou mais das obras concluídas. É um ganho de qualidade de vida e ao meio ambiente”, destacou Reinaldo Azambuja.
Também em entrevista, o governador garantiu que as melhorias aos consumidores não refletirão nas contas. “Será mantida a tarifa vigente, aprovada pela agência reguladora”, frisou.
Respeitando todas as medidas de biossegurança de combate à Covid-19, o ato que foi realizado na sede da Sanesul, em Campo Grande, teve a também do presidente da Sanesul, Walter Carneiro Junior e do CEO da Aegea, Radamés Casseb, entre outras autoridades e executivos da companhia.
Sobre a Aegea
A Aegea já opera concessões no modelo de PPP nos estados de São Paulo, Espírito Santo e Rio Grande do Sul. No MS a companhia já é responsável pela concessionária Águas Guariroba, em Campo Grande, com serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário. Os investimentos da empresa fizeram da capital do estado uma referência em saneamento básico no Brasil.
O contrato da Parceria Público-Privada é de 30 anos e prevê investimentos de R$ 1 bilhão para universalizar o acesso à rede de coleta e tratamento do esgoto. Com a PPP, a Sanesul tem a meta de tornar Mato Grosso do Sul o primeiro estado brasileiro com o saneamento básico universalizado.
fonte: ManchetePopular