Gabriel Paulista obtém dupla nacionalidade e poderá jogar pela Espanha
Por Richard Martin
MADRI (Reuters) – Gabriel Paulista, zagueiro brasileiro do Valencia, reiterou seu desejo de representar a Espanha na Eurocopa do próximo ano depois de obter a dupla nacionalidade nesta quarta-feira.
Paulista nasceu e cresceu em São Paulo e permaneceu no Brasil até se estabelecer no Villarreal, aos 22 anos, em 2013.
Depois de passar dois anos no Arsenal, ele voltou à Espanha em 2017 para atuar pelo Valência, onde se transformou no zagueiro mais importante do clube, com o qual já disputou mais de 100 partidas da liga espanhola.
Ele foi convocado para jogar com a seleção brasileira seis vezes, mas nunca chegou a estrear com o time, e no ano passado revelou a vontade de jogar com seu país adotivo.
“Esperei bastante tempo por este momento. Estou muito feliz”, disse Paulista no site oficial do Valencia depois de receber o passaporte espanhol.
“Quero continuar trabalhando e melhorando cada vez mais. Tomara que eu possa aproveitar as oportunidades que tiver com a camiseta do Valência. Quero estar com a seleção, e tomara que consiga jogar uma Eurocopa”.
O técnico espanhol, Luis Enrique, disse na semana passada que está ciente da vontade de Paulista de compor seu elenco.
“Gabriel Paulista é uma boa notícia como integrante, porque quanto mais jogadores de nível tiver para escolher, melhor”, disse.
No caso de ser convocado pela Espanha, Paulista se unirá a Marcos Senna, ex-meio-campista do Villarreal, e a Diego Costa, atacante do Atlético de Madrid, outros dois brasileiros que jogaram com a seleção de sua segunda pátria.