Polícia descobre plano de confronto entre PCC e Clã Rotela e invade presídio no Paraguai
Uma megaoperação começou durante a madrugada desta sexta-feira (6), em Ciudad de Leste, no Paraguai dentro do presídio onde estão encarcerados detentos da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital) e do Clã Rotela. A operação começou por volta das 3 da madrugada.
Equipes de antissequestro e de agentes do crime organizado foram para o presídio, onde foram enviados policiais para um pente-fino nas celas da penitenciária sendo encontrados diversos celulares, facas artesanais de vários tamanhos e agendas com anotações, segundo o site ABC Color.
Foi descoberto que havia um plano de confronto entre as facções PCC e Clã Rotela para esta sexta (6). Também foi localizado pelos agentes um caminhão com a logomarca da empresa Prosseguir, que segundo o promotor Lezcano seria o ‘cofrinho’ dos membros das facções criminosas.
Em junho, um massacre foi impedido na penitenciária de Pedro Juan Caballero, na fronteira com Ponta Porã a 346 quilômetros de Capo Grande. Uma vistoria feita por agentes acabou encontrando várias armas artesanais, nas celas da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital) e Clã Rotela.
No dia 16 de junho de 2019, dez detentos foram mortos decapitados e carbonizados em um confronto entre PCC e Clã Rotela. Os mortos foram identificados como Derlis Silvia, Pedro Duarte, José Osorio, Roberto Morales, Roberto Presentado, Roque Ariel Lugo, Cristian Dominguez, Victor Olmedo, Derlis Sanches e Bruno Cuttier – que chegou a ser socorrido, mas morreu no hospital.