Bolsonaro indica novo chefe de Estado-Maior da Força Aérea
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) nomeou o tenente-brigadeiro do ar Marcelo Kanitz Damasceno para a chefia do Estado-Maior da Aeronáutica. O antecessor, Carlos Augusto Amaral Oliveira, teve o nome aprovado para o Superior Tribunal Militar (STM). A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (14/10).
Kanitz até então era chefe de gabinete do comandante da Aeronáutica. Ele é formado em administração de empresas e tem cursos de política e estratégia espacial, curso superior de comando e Estado-Maior, aperfeiçoamento de oficiais e formação de aviadores.
Novo juiz da instância máxima militar, Oliveira é influente no meio. Ele ocupou a função de secretário-geral do Ministério da Defesa, segundo cargo mais importante da pasta, atrás apenas do ministro, Fernando Azevedo e Silva.
O Superior Tribunal Militar é composto por quinze ministros indicados pelo presidente da República. Destes, cinco são civis: um oriundo do Ministério Público Militar, um da carreira de juiz-auditor e três são advogados.
Das vagas de militares, quatro são destinadas a generais do Exército, três aos da Aeronáutica e três da Marinha.
Fonte: Conteúdo ms