Aldeia de Douradina (MS) recebe implementos agrícolas para ampliar a produção em até 50%
Moradores da Aldeia Lagoa Rica – Panambi, no município de Douradina, no Mato Grosso do Sul, recebem um importante incentivo do governo do Estado que vai facilitar o preparo do solo e possibilitar a ampliação das lavouras, revertendo em mais renda e melhores condições de vida. Convênio assinado na tarde desta terça-feira (11), na Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) garante o repasse de recursos à Prefeitura daquele município para compra de implementos agrícolas que serão entregues a essa comunidade.
O convênio foi assinado pelo secretário adjunto da Semagro, Ricardo Senna, e o prefeito de Douradina Jean Sérgio Clavisso Fogaça, e resulta de emenda do deputado estadual Lídio Lopes, que estava presente ao ato. O Estado vai repassar recursos de R$ 30 mil ao município, que complementará com contrapartida de R$ 3 mil. Com esses recursos será possível adquirir uma grade niveladora com controle remoto e uma carreta agrícola de metal com capacidade para 6 toneladas.
O moradores da Aldeia Lagoa Rica – Panambi enfrentam muita dificuldade para cultivar a terra sem os equipamentos adequados, explicou o prefeito. “Falta implementos agrícolas para preparar o solo no momento adequado ao plantio e também para transportar os produtos da safra”.
Mesmo com todos os contratempos e sem o apoio necessário, atualmente a aldeia consegue colher 14 toneladas de mandioca; 700 quilos de feijão; 3.5 toneladas de milho; 4 toneladas de arroz, entre outros produtos com volumes menores. Com a execução do objeto proposto pretende-se que haja um aumento de 50% na produção agrícola.
O prefeito agradeceu ao governo do Estado e ao deputado que fez a indicação da emenda, destacando a relevância do investimento para os moradores daquela comunidade. O secretário adjunto Ricardo Senna também cumprimentou o prefeito e os moradores da Aldeia Lagoa Rica – Panambi, frisando que serão beneficiadas cerca de 300 famílias.
“Esse é o compromisso do governo do Estado, através da Semagro e da Agraer, em estimular a Agricultura Familiar sobretudo em comunidades indígenas e assentamentos. O prefeito Jean demonstra dinamismo e comprometimento, foi buscar a emenda com o deputado Lídio e veio aqui para viabilizar o convênio que agora chega àquela comunidade”, disse Senna.
Fonte: Semagro-MS