USUARIOS DA USF PEDEM MAIS ATENÇÃO DO PODER PUBLICO

Os usuários da (USF) Unidade da Saúde da Família DR. Hirose  Adania, do Bonanza,esta pedindo mais atenção do poder publico municipal mais especificamente da secretaria de saúde,  pois a muito tempo que a unidade esta abandonada, esta atendendo a ,população  com muita dificuldade , pois só tem um RH, para atender mais de 60 pessoas por dia, quando deveria ter no minimo 03.

A farmácia  tem falta de vários medicamentos  inclusive de uso continuo, vários atendimentos foram suspenso devido a pandemia do coronavirus, para piorar mais ainda a situação,  o  ministério  Público Estadual, embargou  as obras de ampliação por mais de 02 anos por obras mal feitas  e projetos errados,  tendo sido reativado e concluído  recentemente., mas não tem equipamento e mão de obra para ser ativado a ampliação.

A unidade ficou muito tempo sem medico, agora que esse problema foi resolvido com a contratação de mais um medico que tem uma jornada de trabalho de 40 hrs semanais, o corpo clinico da unidade e formado por 02 medico generalista que atende em media 40 paciente  por dia, tem somente uma odontóloga super carregada  que atende em media 20 paciente por dia em varias especialidades carece da contratação urgente de mais uma odontóloga (o).

A unidade possue 21 agentes de saúde mas somente 15 estão ativo por vários motivos, o teste de glicemia que era feito toda as quinta feira esta suspenso a mais de 6 meses atendia mais de 60 pessoas . A gerente da unidade Maria Helena de Oliveira, funcionaria de carreira com mais de 12 anos de bom serviços prestado a unidade foi nomeada como gerente da unidade,  a aproximadamente 02 anos, tem se desdobrado para dar conta de toda as demanda da população sempre atendendo com presteza e atenção nunca deixando o paciente sair sem uma resposta com vicente da unidade. A falta de manutenção dos poucos equipamentos existente e outro fator negativo, que tem quer  ser resolvido pela secretaria de saúde, rapidamente a geladeira esta sem funcionar a muito tempo, pois  o posto esta sem condições de armazenar as vacinas bem como insulina entre outros medicamentos.

DO OUTRO LADO DA MOEDA  O SEREDI SERVE DE MODELO DE ATENDIMENTO.

Simony Araújo da Silva- sou técnica de enfermagem e acadêmica de enfermagem cursando meu último ano🙏🏼

Então o Seredi- Serviço de referência em Diabetes.
Onde é realizado a admissão do paciente insulinodependente. A partir daí é realizado o acompanhamento e dispensação de insumos para automonitoramento de acordo com protocolo vigente. Profissionais do setor: enfermeiros; farmacêuticos e técnicos de enfermagem.


Atividades realizadas: Acompanhamento e dispensação de insumos para automonitoramento.(Glicosimetro,lancetador,lancetas e tiras teste), educação continuada em diabetes mellitus para adultos e gestantes.

Temos também atendimento médicos que acompanham nossos pacientes como Endocrinologista, nefrologista, Oftalmologista especialista em pacientes diabéticos e nutricionistas. Durante a admissão dos pacientes caso necessário já agendamos o profissional, mas também o paciente tem acesso conosco a qualquer tempo que necessite desse agendamento.

Resumindo é um programa que conta com uma equipe multidisciplinar onde procuramos atuar da melhor maneira, para que o paciente tenha todas informações possíveis e atendimento médico especializado para melhorar os níveis de glicemia, evitando assim outras doenças decorrentes do descontrole do diabetes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.