TSE divulga passo a passo de canal para denunciar desinformação durante eleições

| Créditos: Foto: Tiago Rebolo/TSE

 

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) publicou na sexta-feira (9) um guia para incentivar o uso do disque-denúncia, criado para receber relatos de desinformação sobre o processo eleitoral nas redes sociais. O serviço pode ser acessado gratuitamente pelo número 1491, em todas as regiões do país.

O serviço “SOS Voto” funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 9h às 17h, com capacidade para até mil ligações diárias. As denúncias são recebidas por colaboradores treinados da Justiça Eleitoral.

A iniciativa, idealizada pela presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, visa aumentar a transparência e agilidade no combate à desinformação durante as Eleições Municipais de 2024. O número 1491 foi criado pela Anatel, em parceria com o Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia (Ciedde), e é parte do Sistema de Alertas de Desinformação Eleitoral.

O SOS Voto registra e orienta sobre as denúncias recebidas, que podem ser encaminhadas à Polícia Federal, ao Ministério Público ou às autoridades eleitorais competentes, caso sejam consideradas válidas. Segundo o TSE, desinformação inclui declarações públicas baseadas em informações incorretas ou distorcidas, que possam prejudicar a imagem das instituições eleitorais.

CONTEUDOMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.