TCE dá 5 dias para o estado e o consórcio fecharem acordo

O Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE-MS) concedeu cinco dias de prazo para o município de Campo Grande e o Consórcio Guaicurus, concessionária que opera o serviço de transporte coletivo, formaliza o Termo de Ajustamento de Gerenciamento ( TAG).  

O despacho foi publicado em edição extra do Diário Oficial do TCE ontem, quinta-feira (16). A retomada do procedimento, suspensa por motivo de pandemia, foi multada em R $ 12 milhões, aplicada pela federação ao consórcio.

“Ocorre que, desde o início da pandemia de novos coronavírus, permaneceu constantemente como notícias sobre falhas no fornecimento de serviços de transporte público, com várias recuperações de usuários e, recentemente, em 14/07/2020, foi veiculada a essas informações, sendo que a questão da ausência de seguro é um dos pontos destacados no TAG ”, reduziu o conselheiro Waldir Neves.

Por isso, ele entendeu que é necessário voltar a contar o prazo, “um fim de apresentação para uma sociedade uma solução para o problema aqui postado, que vem se arrastando ao longo dos anos, sem que seja menos uma vez trazida uma única melhoria”.

SUSPENSÃO

Em abril, o TCE suspendeu todos os prazos processuais devido à pandemia de Covid-19 (doença causada pelo novo coronavírus).

O TAG foi o meio que a TCE espera que resolva o impasse entre o município e a concessionária. Em janeiro, um tribunal suspendeu ou reajuste da tarifa do serviço, que custou R $ 3,95 a 4,10 em dezembro de 2019. Medida durou 12 dias .

HISTÓRICO

O reajuste de 2019 foi marcado por vários percalços, o que levou mais um atraso. Por contrato, ocorreu em outubro, mas foi autorizado em dezembro. O primeiro impasse foi motivado pelas negociações salariais da direção da concessão com os motoristas.

O salário dos profissionais é um dos índices que compõem uma fórmula que determina o valor da tarifa. Os motoristas pediram 13% , aumento no valor do vale-alimentação e redução da carga horária. 

O consórcio não aceito e ofereceu 2,55% , ou levou uma categoria a um protesto de calendário, que terminou cancelado. Alguns organizadores do movimento, já no início do mês de dezembro, foram emitidos em seguida.

Nesse meio tempo, o prefeito Marcos Trad (PSD) registra que a cobrança do imposto sobre a tarifa não afeta o passe de ônibus. 

“A concessionária concede reajuste aos motoristas entre 20 e 22 de dezembro. E isso será mensurado na hora em que o consórcio enviar uma planilha. Mas uma coisa é certa: o retorno da cobrança do ISSQN não será impactado pela majoração da tarifa ”, disse.

A indefinição levou como partes negociadas pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT24). Por fim, empresários e trabalhadores concordaram com um aumento de 3,5% .

Com essa definição, o Conselho de Regulação, vinculado à Agereg, finalmente se reúne, no dia 19 de dezembro, para determinar o valor do aumento da tarifa. Contudo, uma reunião do grupo foi marcada por tensão. 

O Consórcio Guaicurus votou contra o reajuste, questionando uma banda tarifária que incidiu sobre o Índice de Passageiros pelo Quilômetro Efetivo (IPKe). Sem essa trava, com tarifa na época séria de R $ 4,05 e subida para R $ 4,22.

Também foi questionado o motivo do ISSQN não fazer parte do cálculo, mas o apontamento foi desconsiderado. Assim, foi fixado o valor de R $ 4,11 .  

O prefeito Marcos Trad seleciona o valor arredondado para R $ 4,10, sancionando decreto em 26 de dezembro. A tarifa dos ônibus executivos subiu de R $ 4,80 por R $ 4,90. Em seguida, uma concessionária contestou o valor do reajuste. 

Nenhum documento, o grupo de empresas ressaltou, com base no contrato, ou o valor que deveria ser reajustado no terceiro ano de vigência do contrato – que foi assinado em 2012 – seria de R $ 4,63, e não de R $ 3,95 como era na ocasião.

Porém, em 7 de janeiro de 2020, o TCE suspendeu o aumento. Em sua decisão, o consultor Waldir Neves argumenta que o reajuste concedido pela prefeitura não seria aceitável após serem constatadas irregularidades. 

“O reajuste tarifário desnuda uma variação muito superior à inflação. De 2012 a 2019, a variação da tarifa foi de 146,30%, enquanto o IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado) acumulado no período foi de apenas 49,26%, ou o IPCA [Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo ] de 49,06% e a Poupança de 55,31% ”, escreveu o conselheiro. 

Após 12 dias , uma decisão foi suspensa para que as partes formalizassem um TAG.

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