Super avião brasileiro e um milhão de litros d’água contra o fogo no Pantanal

Desde o final de junho, o KC-390 Millennium, fabricado pela Embraer e operado pela FAB, realizou 84 voos em apoio ao Pantanal.

Foto: FAB

A Força Aérea Brasileira (FAB) tem atuado, sob a coordenação do Comando Conjunto da Operação Pantanal II, no combate aos incêndios no bioma sul-mato-grossense desde o dia 28 de junho. Nesta segunda-feira (19), a operação alcançou a marca significativa de mais de 1 milhão de litros de água lançados na região do bioma.

Foto: FAB

Nesta missão, o KC-390 Millennium, operado pelo Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus – sediado na Base Aérea de Anápolis (BAAN), foi equipado pela primeira vez com o Sistema Modular Aerotransportável de Combate a Incêndios (MAFFS, do inglês Modular Airborne Fire Fighting System), contribuindo de maneira decisiva na contenção das chamas. O sistema é composto por um tubo que projeta água pela porta traseira esquerda da aeronave, capaz de descarregar até 12 mil litros em apenas 7 segundos sobre áreas afetadas pelo fogo.

O KC-390 foi desenvolvido e é fabricado pela brasileira Embraer.

O Comandante do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus – Tenente-Coronel Bruno Américo Pereira, destacou a importância de atingir a marca de 1 milhão de litros de água lançados durante a Operação Pantanal com a aeronave KC-390 Millennium. “Este marco é um reflexo do empenho e da dedicação de toda a equipe envolvida, que se comprometeu em combater os incêndios no Pantanal com precisão e eficiência. Cada missão foi cuidadosamente planejada, começando com a identificação dos focos de incêndio, seguida da coordenação com as equipes em solo e outras aeronaves, garantindo que cada gota de água fosse utilizada da maneira mais eficaz possível. O sistema MAFFS 2 demonstrou sua capacidade e confiabilidade, permitindo-nos alcançar este resultado expressivo”, afirmou o Comandante.

Entenda o funcionamento do MAFFS

O Sistema Modular Aerotransportável de Combate a Incêndios pesa cerca de seis toneladas sem água e a instalação no KC-390 Millennium demanda entre seis e oito horas de trabalho. A preparação da aeronave envolve uma equipe especializada, composta por militares das áreas de Elétrica e Mecânica.

Foto: FAB

Quando uma missão de combate a incêndios é acionada, como ocorreu no Pantanal, o MAFFS do KC-390 Millennium é abastecido com água proveniente de duas piscinas instaladas próximas à aeronave, cada uma com capacidade para 24 mil litros. Além da água, o sistema utiliza ar comprimido para pressurizar o líquido durante o lançamento sobre os focos de incêndio. Todo o processo de abastecimento leva, em média, 30 minutos, permitindo uma rápida decolagem para continuar o combate às chamas.

 

Fonte: Agência Gov| FAB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.