Rompimento de barragem em MS devastou 90 hectares de área de preservação

| Créditos: Foto: Henrique Kawaminami/Campo Grande News

 

O rompimento da barragem no loteamento Nasa Park, entre Campo Grande e Jaraguari, resultou no despejo de mais de 800 milhões de litros de água, causando destruição em seu trajeto. Uma área de preservação permanente (APP) de 90 hectares foi gravemente afetada.

O Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) está avaliando os danos para determinar o valor da multa ambiental a ser aplicada. Segundo o diretor-presidente do Imasul, André Borges, técnicos estão realizando um levantamento completo dos impactos.

“A área do reservatório de peixes, somada à área de preservação permanente, é de cerca de 90 hectares. Com base nisso, já iniciamos os cálculos para o auto de infração”, afirmou Borges.

A previsão é que o levantamento seja concluído até o final de semana. Os técnicos avaliarão a qualidade da água, a destruição da APP e a possível presença de espécies de peixes exóticas que possam ter escapado para o Córrego Estaca devido à inundação.

“Estamos realizando todo esse levantamento dos impactos, tanto na biodiversidade quanto nas estruturas, para quantificar a multa. Estamos trabalhando para concluir tudo até o final de semana”, finalizou Borges.

Fonte: Correio do Estado

CONTEUDOMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.