Registro de mortes por coronavírus no Brasil “explode” em meio a crise política

13.05.2020
+ Vozes   + República   +  Ideias    + Opinião
Olá, bom dia.

Para começar.  Após a exibição para autoridades do vídeo da reunião ministerial em que o presidente Jair Bolsonaro teria ameaçado demitir Sergio Moro do Ministério da Justiça, houve duas reações. A defesa de Moro disse que a gravação confirma “integralmente” as denúncias de Moro sobre interferência na Polícia Federal e pediu a divulgação na íntegra . Bolsonaro pediu sigilo de trechos “estranhos ao inquérito”. Leia o que se sabe, até agora, sobre o vídeo e a avaliação de investigadores.

No mesmo dia. Enquanto a política dominava o noticiário, o Ministério da Saúde divulgou um número assustador:  881 registros de novas mortes por coronavírus no Brasil em 24 horas. Foi o pior dia da pandemia no país. Segundo a pasta, contudo, havia números represados, e ainda há mais de 2 mil casos em análise. Além disso, também são investigados 39 casos anteriores à primeira confirmação no país.

Legado da pandemia. Apesar das trágicas mortes por coronavírus no Brasil, a crise sanitária vai deixar um legado. De Brasília, Leonardo Desideri mostra os detalhes, clique e confira:

Quero conhecer o legado que a Covid-19 vai deixar – entre equipamentos, médicos e hospitais – para o SUS após a pandemia
Conteúdo aberto
Mais números. O Paraná já registrou 1.906 casos de coronavírus, média de 30 por dia no estado , que também enfrenta outro surto: a dengue já infectou 167 mil e matou 132 pessoas. Já as Américas superaram a Europa em número de casos de Covid-19, segundo levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS): 1,74 milhão contra 1,73 milhão. Estados Unidos, Brasil e Canadá puxam os números, veja outros impactos.

Remédios e pesquisas. Mais dois medicamentos falharam no tratamento de pacientes graves infectados pelo novo coronavírus. Amanda Miléo traz informações sobre remédios utilizados contra o HIV na tentativa de bloquear a Covid-19. Apesar de ainda não haver uma droga eficaz, há pelo menos 823 projetos em universidades federais sobre o vírus. E segue ainda um alerta aos pais: fundador do Instituto Eu Escolhi, Nelson Ferreira traz dicas sobre convivência na quarentena e o aumento do risco de adolescentes trocarem fotos comprometedoras no período de isolamento social.

Algo de bom. Em contraponto às crises sanitária, política e econômica, o agronegócio brasileiro deve crescer novo recorde na safra de grãos: colheita de 250,87 milhões de toneladas na safra 2019/20, 3,9% superior à safra 2018/19. Será o impulso necessário para que o setor de transportes de cargas mantenha a atividade pelo menos até junho, confira na reportagem de Maria Eduarda Lass.

Tudo sobre o coronavírus
Exclusivo para assinantes
Coronavírus na economia. De Brasília, a correspondente Jéssica Sant’Ana traz duas reportagens que mostram um impacto que vai além das mortes por coronavírus no Brasil: 7,2 milhões de trabalhadores tiveram contrato suspenso ou salário reduzido desde que entrou em vigor o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda. E a inesperada crise obrigou a equipe de Paulo Guedes a se reinventar.  Entenda como a Economia foi de “ministério das reformas” a “pasta de medidas emergenciais”. Ainda sobre o tema, o governo negou tornar permanente o auxílio a informais.

Vozes na Gazeta. Tantos impactos fizeram o Banco Central empurrar o Brasil a uma nova realidade: a dos juros baixos. Entenda na coluna de Roberto Indech. O ministro do STF Luís Roberto Barroso mostra outra fronteira tênue: a do Direito e da Política, leia na entrevista do ministro com a jornalista Cristina Graeml. Já na visão do colunista João Pereira Coutinho, a imprudência do governo brasileiro perante pandemia é típica de revolucionários.

A ciência não é exata. Direto da Itália, o professor Tommaso Scandroglio – membro da Sociedade Italiana de Filosofia Moral e da Filosofia do Direito –  revela outro problema escancarado pela pandemia: os limites da ciência, confira o artigo. Neste sentido, trazemos ainda a reflexão do jornalista doutor em filosofia Orlando Tambosi, que mostra por que a tentativa e erro acabam sendo pressupostos do método científico, leia o texto do professor aposentado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Alexandre Garcia
Nunca vi reunião ministerial sem palavrão
Diogo Schelp
O povo do lado de Bolsonaro
Minuto Coronavírus
Clique e assista: Minuto Coronavírus, Boletim Prático da Covid-19
O mais importante de ontem no Brasil

Teste. AGU diz que Bolsonaro entregará exames de coronavírus ao STF

No Planalto. Ministros depõem em inquérito de Moro contra Bolsonaro

Nas escolasBolsonaro promete enviar projeto contra o ensino da ideologia de gênero

No Ministério da Defesa. 73 mil militares receberam auxílio emergencial indevidamente

Apoie o jornalismo que o Brasil precisa.
Ainda não é assinante? Conheça nossa oferta inicial.
Quero assinar
Cancele quando quiser

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.