ONU: Tereza Cristina representa o Brasil durante debate sobre sistemas alimentares globais em Roma

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, representa o governo brasileiro na Pré-Cúpula de Sistemas Alimentares, realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU), entre esta segunda-feira (26) e quarta-feira (28), em Roma, na Itália. Conforme comunicado do ministério, ela vai participar de painéis e reuniões bilaterais para debater o aprimoramento dos sistemas alimentares a nível global.

A ministra participa hoje do painel “Achieving Zero Hunger: Nutritiously and Sustainably”, que promoverá um diálogo sobre soluções para a erradicação da fome no mundo. Está prevista também a presença da ministra no Primeiro Fórum de Ministras da Agricultura das Américas, evento promovido pelo Instituto Interamericano para Cooperação para a Agricultura (IICA).

Devem ser realizadas, ainda, reuniões bilaterais com ministros de países europeus e representantes de organismos internacionais, como a vice-chefe da ONU, Amina Mohammed, e o diretor-geral da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), Qu Dongyu.

A ministra disse, na nota: “nesses encontros, pretendo ressaltar que não há uma solução única para a sustentabilidade dos sistemas alimentares e que a imposição de modelos alheios às realidades locais não funcionará. Pelo contrário, poderá resultar em mais fome e escassez. É essencial portanto, que a Cúpula reconheça a diversidade de caminhos para sistemas alimentares sustentáveis”.

Tereza Cristina também estará presente em evento para divulgar as 16 mensagens-chave definidas pelos países da região no âmbito do IICA, com a participação de outros ministros da América Latina e Caribe.

A Pré-Cúpula precede a Cúpula dos Sistemas Alimentares (Food Systems Summit, ou FSS, na sigla em inglês), que está marcada para setembro, durante a semana de Alto Nível da Assembleia Geral das Nações Unidas. O evento pretende acelerar esforços para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável por meio da transformação dos sistemas alimentares rumo à sustentabilidade. CE

 

 

FONTE: RURALNEWS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.