MS enfrenta surto de sarampo, doença que estava erradicada

Mato Grosso do Sul, assim como outros 19 Estados do Brasil, enfrenta surto de sarampo, conforme dados do Ministério da Saúde. São apenas cinco casos confirmados no Estado este ano, mas suficientes para acender alerta da doença, que estava erradicada em todo País.

No ano passado, de acordo com a SES (Secretaria de Estado de Saúde) foram duas confirmações. Vale destacar que Mato Grosso do Sul não registrava casos de sarampo desde 2011. Até o momento, não houve óbitos pela doença no Estado e todas as confirmações são de habitantes de Campo Grande.

Boletim recente da Secretaria Estadual indica que dos cinco casos confirmados este ano em MS, três são mulheres e dois homens entre 21 e 53 anos de idade. Entre eles, há apenas dois casos de pessoas que podem ter sido contagiadas durante viagem: uma à França, em janeiro deste ano e outra ao Rio de Janeiro, em março.

Com isso, conforme a SES, “os três restantes estavam em Campo Grande sem história de viajem, mostrando a circulação do vírus no município”.

A SES destaca ainda que “o último caso de sarampo registrado em Mato Grosso do Sul foi em 2011. Em 2015, o Brasil havia registrado o último caso da doença, no Ceará. Devido a isso, o país chegou a ganhar, em 2016, o certificado de eliminação do sarampo e em 2017 houve a manutenção do Certificado de Eliminação do Sarampo no Brasil”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.