Messi está a só 15 gols de recorde de Pelé? Veja o que dizem os números frios e a história

Lionel Messi voltou com tudo aos gramados neste sábado: deu dribles, infernizou a defesa, distribuiu duas assistências e ainda deixou o dele na goleada do Barcelona para cima do Mallorca. Assim, ele contabilizou deu 628º gol com a camisa do time catalão e ficou a apenas 15 da marca histórica de Pelé no Santos, um passo mais perto de se tornar o maior artilheiro por uma única equipe.

Mas essa marca tão falada por todo o mundo está realmente certa?

A verdade é que não há uma resposta precisa para isso, depende de como os fatos são analisados. Afinal, os números frios e a história do futebol retratam um cenário diferente.

A confusão é até fácil de ser compreendida. As contas que mostram Messi perto de igualar e superar Pelé consideram apenas jogos oficiais. Assim, o brasileiro tem 643 gols com a camisa do Santos.

As contas, porém, ficam bem diferentes se levarmos em contas todos os jogos, incluindo amistosos.

Dessa forma, a conta de Pelé sobe para 1.091 gols com a camisa alvinegra – e é essa conta que é referendada também pelo Guinness Book, o Livro dos Recordes.

Considerando os amistosos, Messi teria 643 gols pelo Barcelona. Mas essa estatística sequer é oficial justamente porque o futebol atual não tem uma boa contabilidade deste tipo de partida.

Portanto, os números frios podem sim comprovar que o argentino está muito próximo de se tornar o maior artilheiro por um só clube em partidas oficiais.

Mas vale também uma pitada de história na discussão.

Os jogos amistosos de Pelé não eram completamente sem importância como os amistosos de atualmente. Pelo contrário! O Santos muitas vezes preferia priorizar excursões pelo Mundo do que disputar competições oficiais como a própria Libertadores. E vários dos adversários (não todos) tinham grande peso no futebol, incluindo times como Barcelona e Real Madrid e algumas seleções nacionais.

Os tempos eram diferentes, era assim que o clube fazia mais dinheiros e eram essas partidas amistosas que Pelé tinha para disputar.

Por isso, é injusto simplesmente ‘sumir’ com os gols de Pelé em amistosos.

E por isso é tão difícil responder a uma simples pergunta de quem tem mais gol por um só clube.

Os tempos completamente diferentes “não permitem” uma comparação justa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.