Manifestantes paraguaios fecham rodovia pedindo abertura da fronteira

Manifestantes paraguaios fecharam nesta segunda-feira (31) trecho da PY03, rodovia de Salto del Guairá, município que faz divisa com Mundo Novo, a 476 km de Campo Grande. O protesto é para a reabertura da fronteira entre os dois países, fechada por causa da pandemia da covid-19.

Segundo o ABC Color, O protesto teve início pela manhã e prejudicou motoristas que se deslocavam para a saída oeste na ponte Piratiy.

Éver Verón contou ao portal que os líderes da manifestação liberaram o trânsito a cada meia-hora. Ele disse ainda que os manifestantes pedem equipamento para o hospital regional do município paraguaio e que não há leito de terapia intensivo disponível.

Também pedem a abertura da fronteira, por onde passam mais de 100 caminhões por dia, em média, e o fechamento atual tem prejudicado o comércio local.

Autoridades locais afirmaram que o presidente Mario Abdo Benítez se comprometeu a estudar uma “abertura inteligente” da fronteira a partir de setembro. Segundo o portal, o primeiro encontro será o tema será no próximo sábado.

Mais protesto – Manifestação semelhante ocorreu na fronteira do Brasil com a Bolívia nesta segunda-feira, pedindo a entrada dos consumidores brasileiros. Foi fechado o acesso a Corumbá, evitando a passagem de veículos de passeio e caminhões.

fonte: Conteúdo Ms

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.