Governo Federal busca retomada da produção de trilhos de trem

Governo Federal brasileiro criou uma força-tarefa para avaliar a viabilidade de reiniciar a produção nacional de trilhos de trem, uma vez que os projetos ferroviários no país estão em processo de ressurgimento. Val ressaltar que o governo também vai oferecer mais de 500 áreas para exploração de minério, segundo edital que saiu no MME à poucos dias atrás.

O Ministério de Minas e Energia criou uma comissão técnica permanente para o desenvolvimento da transformação mineira, cujas atribuições incluem “estudos para agregar valor a produtos metalúrgicos de alta qualidade como a produção de trilhos para a expansão da infraestrutura ferroviária nacional”, segundo o edital Diário Oficial.

O Brasil não produz trilhos de trem internamente desde a década de 1980 e agora importa a maior parte desses materiais da China.

Com uma série de projetos ferroviários previstos para serem iniciados nos próximos trimestres, o Governo Federal está buscando reduzir a dependência de produtos importados e impulsionar a indústria nacional.

O governo do presidente Jair Bolsonaro está trabalhando no lançamento de três grandes projetos ferroviários que exigirão investimentos combinados de 14,3 bilhões de reais (US $ 2,7 bilhões): a ferrovia de integração oeste-leste ( FIOL ), Ferrogrão e a ferrovia de integração centro-oeste ( FICO )

Recentemente, o governo acertou a renovação antecipada dos contratos de concessões ferroviárias com empresas privadas, o que também abre espaço para maiores investimentos no segmento e torna mais lógica a produção nacional de trilhos.

Veja o vídeo: https://youtu.be/JnNDOEAlkN8

Maior obra de infraestrutura do Brasil – FIOL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *