Fronteira sedia neste fim de semana o Festival da Harpa Paraguaya “Sonidos de la Tierra”

| Créditos: Divulgação/ lamusicapy

 

O Conservatorio Departamental de la Música Paraguaya realiza neste fim de semana em Pedro Juan Caballero, o Festival da Arpa Paraguaya.

O evento tem como tema principal “Sonidos de la Tierra” e trará o contexto geral dessa que é uma das maiores marcas da música do Paraguai, a Arpa.

O Festival acontecerá neste sábado, 08, a partir das 10h, na esplanada da Governadoria, no centro da cidade.

UM POUCO DA HISTÓRIA

A harpa chegou ao Paraguai pelos jesuítas e suas missões religiosas. A música, como instrumento de evangelização, é parte do conjunto de ferramentas culturais e tecnológicas e, no contexto da missão religiosa, a harpa paraguaia foi empregada.

A origem da harpa é provavelmente relacionada ao tanger da corda do arco do caçador. As ilustrações sobreviventes do uso da harpa na antiguidade remontam ao Oriente Médio e Egito por volta do ano 3000 a.C.

As harpas antigas eram pequenas e tinham poucas cordas, o que limitava a emissão notas.
A “paraguaização” deste anoso instrumento foi lenta. Saiba quem a introduziu ao nosso território, quais são suas peculiaridades e quem são seus máximos cultivadores. No dia 9 de junho se celebra seu dia.

Foi na terra guarani que a harpa impressionou o mestiço, mediante os ensinamentos recebidos nas missões jesuíticas e franciscanas. Simples em sua construção nas mãos dos indígenas, a harpa clássica começou a sofrer transformações. A harpa paraguaia nasceu da fusão das civilizações espanhola e indígena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.